Fandango mira no mercado latino com nova compra

Fandango mira no mercado latino com nova compra

Gustavo Leitão
01 dez 16

Imagem destaque

Depois de comprar a brasileira Ingresso.com, em novembro do ano passado, a Fandango anunciou a aquisição da peruana Cinepapaya, plataforma de bilhetes online com operação em sete países da América Latina. Com isso, a gigante dos ingressos sediada na Califórnia torna-se o principal fornecedor na região. O montante da transação não foi divulgado.

Lançada em 2012 como uma start-up, a Cinepapaya tem atualmente em sua rede 1.200 salas, distribuídas por México, Argentina, Colômbia, Peru, Chile, Equador e Bolívia. A empresa, que contou com uma injeção de dinheiro brasileiro em 2014, da Movile, trabalha com clientes como Cinemark, Cinépolis e Cinestar. Sua plataforma operacional atua nos principais sistemas, como iOS e Android.

+ Fandango acerta compra da Ingresso.com

Além da venda online para o consumidor final, a companhia peruana também fornece soluções para pagamento de ingressos e softwares de inteligência empresarial às cadeias de exibição. Hoje, o site oferece uma versão em português, com sessões dos filmes no Brasil, mas ainda sem opção de compra.

“Vivemos, atualmente, um tremendo momento no Brasil, com o crescimento significativo da Ingresso e, com a adição da Cinepapaya, a Fandango irá emergir como a principal fornecedora de ingressos online na América Latina”, disse o presidente Paul Yanover, em comunicado à imprensa. Segundo um estudo da Grand View Research do início do ano, a América Latina deve crescer em número de ingressos a uma taxa composta anual de 16% até 2022.

Em seu release, a empresa divulgou um aumento de 30% nas vendas da Ingresso.com este ano em relação ao mesmo período de 2015. Desde a compra pela Fandango, a plataforma brasileira tem investido em tecnologia e novas opções de pagamento. Já adicionou o PayPal e o Visa Checkout, sistema simplificado de transações com cartão. Outra novidade foi retirar do serviço outros tipos de lazer, como teatro e shows, para focar apenas no cinema. Em 2017, haverá uma reformulação total do site.

+Ingresso.com terá novo site e apps

A Cinepapaya faz parte de um plano de expansão da Fandango detonado pela compra dos sites especializados Flixster e Rotten Tomatoes, da Warner – com a transação, o estúdio passou a deter 30% das ações da empresa. Na América Latina, o primeiro passo foi a aquisição da Ingresso, que pertencia à companhia de comércio eletrônico B2W, por R$ 280 milhões.

Ainda não se sabe se a Fandango, que hoje é controlada pela NBCUniversal, do grupo Comcast, manterá a marca peruana como fez com a plataforma brasileira. Com a nova aquisição, a Movile encerra sua participação minoritária na Cinepapaya.