Ingresso.com terá novo site e apps

Ingresso.com terá novo site e apps

Gustavo Leitão
07 nov 16

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Em sua primeira grande mudança depois da compra pela Fandango, a Ingresso.com anunciou que vai se dedicar exclusivamente ao mercado de cinema a partir de 2017. Hoje, a plataforma comercializa bilhetes para outras opções de lazer, como teatro, shows e museus. No pacote de novidades, estão ainda uma logomarca reformulada e o relançamento do site e aplicativos para smartphone.

Desde que foi comprada pela empresa americana de vendas online, hoje controlada pela gigante Comcast, em setembro de 2015, a plataforma brasileira ainda não tinha apresentado grandes mudanças. Mas esse panorama deve se alterar mais significativamente no primeiro semestre de 2017 com a entrada do novo site e atualização dos apps para iOS e Android. Em um segundo momento, a Ingresso também vai passar a oferecer conteúdo sobre o mundo do cinema.

Integração em curso

O anúncio vem depois de um minucioso processo de integração das equipes e processos das duas empresas. “A equipe de liderança da Ingresso continua a executar a operação no Brasil, enquanto nós trabalhamos com várias equipes da Fandango nos Estados Unidos para que possamos utilizar e compartilhar inteligência em inovações na emissão de bilhetes, conteúdo e vídeo digital, por exemplo”, explica Mauro Gonzalez, CEO da companhia, em entrevista ao Filme B.

A Ingresso foi vendida pela B2W, dona de outras marcas como Americanas.com e Submarino, no ano passado, por R$ 280 milhões. A transação foi saudada em abril deste ano pela Fandango na CinemaCon, mais importante encontro de cinema do mundo, em Las Vegas. Na mesma leva, foram comprados pela companhia americana outros sites estratégicos para o setor, como Flixster e Rotten Tomatoes. Hoje, 70% das ações da empresa são controladas pela Comcast (dona da NBCUniversal), com os 30% restantes nas mãos da Warner.

Redução dos entraves

Segundo Mauro Gonzalez, desde que a Ingresso mudou de donos foram feitos investimentos feitos para reduzir a quantidade de bugs do site e aplicativos, uma das reclamações de usuários nas redes sociais. “No momento, estamos finalizando o novo checkout, que traz um novo fluxo de compra e mais formas de o cliente pagar por seus ingressos”. Também estão em estudo maneiras de aproveitar a chamada big data, metadados gerados pelos frequentadores em suas operações. “Estamos usando essas informações no aperfeiçoamento de produtos e para personalizar as preferências dos clientes”, adianta.

Funcionalidades futuras

Nos Estados Unidos, a Fandango é conhecida pelos investimentos em tecnologia e  fidelização, com opções como reembolso de ingressos para clientes VIP e gift cards para presentear os amigos. Recentemente, a plataforma inaugurou também por lá a compra de ingressos diretamente no ambiente do Facebook. “Todas essas iniciativas serão lançadas no Brasil, no momento certo e respeitando as características do mercado”, afirma Gonzalez.

Para ele, uma das maneiras de aumentar a disseminação da venda pela internet no país é justamente a possibilidade de reembolso. “A compra online pressupõe compromisso e isso é um ponto a ser levado em conta. Sempre que podemos, tendemos a adiar a compra pela dúvida de termos disponibilidade ou não. Por isso, vamos lançar com os exibidores uma funcionalidade que minimizará esse desconforto”, antecipa.