‘Trolls 3’, ‘O exorcista’ e ‘Gal’: veja o que chega aos cinemas em outubro

‘Trolls 3’, ‘O exorcista’ e ‘Gal’: veja o que chega aos cinemas em outubro

Beatriz Filippo
29 set 23

Imagem destaque

Outubro promete ser um mês de muito movimento nos cinemas, a julgar pelo perfil de seus lançamentos semanais, que vão dos infantis, para encher as salas no feriado de dia das crianças, até o terror, que marca o mês do dia das bruxas. O período reserva espaço ainda para longas nacionais, que seguem tentando impulsionar o market share do cinema brasileiro em 2023.

Confira abaixo os principais lançamentos de outubro, e, no final do texto, a lista completa com todos os filmes agendados para estrear até o fim de 2023 — com destaque em amarelo para os títulos que tiveram datas alteradas recentemente.

05/10 - Patrulha Canina - Um filme superpoderoso (Paramount Pictures)

Patrulha Canina é uma marca poderosa quanto ao seu potencial de atrair atenção das crianças. Além da grande popularidade da série de TV homônima, a franquia nos cinemas já vendeu mais de 1,2 milhão de ingressos com apenas dois títulos lançados. Por isso, a expectativa para o lançamento do terceiro longa é alta. Vale contar ainda o fato de que o filme não encontrará concorrente direto no circuito, e ainda deve se tornar o principal longa para a família durante o feriadão do dia das crianças.

05/10 - Rodeio rock (Downtown/Paris)

A dupla que protagoniza Rodeio Rock e sua ampla plataforma nas redes sociais é o principal trunfo deste longa nacional. Juntos, o cantor Lucas Lucco e a atriz Carla Diaz somam 27 milhões de seguidores apenas no Instagram. A trama que mistura comédia e romance deve atrair principalmente esses fãs.

05/10 - O protetor - Capítulo final  (Sony)

A franquia O protetor também chega aos cinemas brasileiros sem grande concorrência direta e deve atrair os fãs das tramas de ação. A estreia é cercada de uma expectativa positiva, já que, por aqui, os filmes anteriores venderam juntos 1,5 milhão de ingressos, e, internacionalmente, o novo longa surpreendeu e teve uma ótima abertura global, chegando a liderar o fim de semana no mundo.

12/10 - O exorcista - O devoto (Universal)

Não faltam motivos para que a abertura do novo Exorcista seja um sucesso. Para começar, a relação entre O devoto e o filme original é um forte atrativo para os fãs do clássico. O longa traz diversas referências ao filme lançado em 1973, incluindo o retorno de Ellen Burstyn ao papel de Chris MacNeil.

O exorcista - O devoto também chega aos cinemas brasileiros durante feriadão nacional e quando não há um concorrente direto no circuito. Na verdade, os longas de terror lançados anteriormente, como A freira 2 (Warner) e Jogos mortais X (Paris), podem ajudar em sua estreia, considerando que os espectadores desses filmes terão contato com materiais do novo Exorcista nos cinemas.

Vale contar ainda que, apenas no canal da Universal no Youtube, os trailers do filme somam 15,3 milhões de visualizações e inúmeros comentários elogiosos.

12/10 - Meu nome é Gal (Downtown/Paris)

Quem também deve se beneficiar do feriadão é Meu nome é Gal. A cinebiografia visa um público completamente diferente de O exorcista, e deve atrair espectadores mais velhos e admiradores de Gal Costa e da música popular brasileira, no geral.

12/10 - Uma fada veio me visitar (Imagem)

O filme marca o retorno de Xuxa para as telonas após um hiato de 14 anos é outro destaque do dia das crianças. Uma particularidade interessante é que o longa tem potencial de alcançar não só as famílias, mas também espectadores adultos motivados pela admiração à apresentadora e pelo sentimento de nostalgia que ela representa. O trailer no canal oficial da Imagem soma 2,6 milhões de visualizações — algo raro para títulos nacionais.

19/10 - Trolls 3 - Juntos novamente (Universal)

As famílias que forem aos cinemas durante o feriadão certamente entrarão em contato com materiais de Trolls 3 - Juntos novamente, o que pode impactar positivamente o desempenho da animação. Mas a franquia, por si só, já é um atrativo. Os dois primeiros filmes venderam juntos 2,2 milhões de ingressos no Brasil, incluindo mais de 400 mil durante a pandemia. Até o momento, os trailers no Youtube contam com mais de 22 milhões de visualzações.

19/10 - Assassinos da lua das flores (Paramount)

Com aprovação de 97% da crítica especializada no Rotten Tomatoes, Assassinos da lua das flores tem apelo especial para o público cinéfilo, que busca principalmente por longas cultuados em festivais internacionais, e espectadores mais maduros. O longa conta ainda com grandes nomes do cinema hollywoodiano como atrativo, tendo Martin Scorsese como diretor, e Leonardo DiCaprio e Robert De Niro no elenco principal. O trailer final do filme já foi visto mais de 1,1 milhão de vezes em apenas duas semanas.

26/10 - Five nights at Freddy's - O pesadelo sem fim (Universal)

Five nights at Freddy's - O pesadelo sem fim é a adaptação de um jogo homônimo, mas não visa atrair apenas os jogadores. Por se tratar de um longa de terror, o objetivo é trazer também os fãs do gênero para as sessões. Os trailers no canal da Universal no Youtube já somam 19,5 milhões de visualizações, mostrando o apelo popular do filme.

26/10 - Atiraram no pianista (Sony)

Após abrir o Festival do Rio, Atiraram no pianista encerrará o mês de outubro. A presença na programação do festival e sua repercussão ao longo do evento, inclusive, podem refletir positivamente nas bilheterias da animação que vem ganhando elogios também internacionalmente.

Veja o que mais chega aos cinemas nos próximos meses.