Anúncio

Super-heróis e supervilões prometem 2022 agitado

Super-heróis e supervilões prometem 2022 agitado

Beatriz Filippo
21 jan 22

Não há dúvidas de que 2021 seria um ano menos movimentado nos cinemas se não fossem as adaptações dos quadrinhos para as telonas. As produções Marvel e DC foram responsáveis pela venda de 26,9 milhões de ingressos no ano passado (pouco mais da metade do público total), com a exibição de sete títulos. 

E 2022 tem potencial para superar esse número. Afinal, mais de 4 milhões de espectadores assistiram a Homem-Aranha sem volta para casa (Sony) apenas em janeiro, a vacinação contra Covid-19 segue avançando pelo Brasil, e o calendário de estreias do ano promete nada menos que dez filmes de super-heróis e vilões — dessa vez com maior equilíbrio entre Marvel e DC, cada uma contando com cinco títulos.

Confira abaixo:

  • Batman (Warner) - 03/03/2022

Além de proteger as ruas de Gotham City, em 2022 Batman assume a responsabilidade de ser o primeiro super-herói a chegar aos cinemas. O filme integra Robert Pattinson e Zoë Kravitz como as novas faces de Batman e Mulher-Gato do Universo Estendido DC — elenco este que vem gerando altas expectativas entre os fãs. Para se ter noção, em apenas dois dias, o mais recente trailer já foi visto mais de 1,1 milhão de vezes apenas no canal oficial da major no Youtube.

  • Morbius (Sony) 31/03/2022 

Inicialmente, Morbius e a história sobre sua origem abririam a leva de adaptações dos quadrinhos para os cinemas em 2022. Mas, o título foi adiado para evitar consequências do avanço da Ômicron pelo mundo, além de permitir uma carreira mais longa a Homem-Aranha. O filme chega por aqui no fim de março, e será a primeira produção Marvel do ano, prometendo atrair parte do público recorde da pandemia que compareceu às salas para conferir seu inimigo Homem-Aranha.

  • Doutor Estranho no multiverso da loucura (Disney) - 05/05/2022

Outro longa que deve se aproveitar da conexão com Homem-Aranha é o novo Doutor Estranho. O personagem, parte essencial da trama de Sem volta para casa, chega aos cinemas em maio e dá continuidade à história que vem se construindo com a nova fase do MCU — composta por filmes e pelas séries do Disney+. Com isso, o título pode experimentar um efeito semelhante ao da expectativa em torno de HA, responsável por atrair tantos espectadores para os cinemas.

Vale lembrar ainda que o super-herói é parte dos Vingadores, que seguem como os líderes de bilheteria no Brasil.

 

  • DC Liga dos SuperPets (Warner) - 19/05/2022

A DC Comics, conhecida por títulos voltados para públicos mais maduros — vide O Esquadrão Suicida e Coringa —, em 2022, aposta também no gênero infantil. O trailer da animação DC Liga dos SuperPets acumulou mais de 8 milhões de visualizações em apenas um mês. O longa chega aos cinemas em maio, quando não deve encontrar disputa direta no circuito.

 

  • Thor - Love and thunder (Disney) - 07/07/2022

Após Doutor Estranho, outro vingador que retorna aos cinemas em 2022 é Thor. O personagem é o único do MCU a contar com quatro filmes solo, e, no total, os três anteriores venderam, juntos, 13,9 milhões de bilhetes no Brasil. 

  • Adão Negro (Warner) - 28/07/2022

Pouco se sabe sobre Adão Negro, o novo anti-herói do Universo Estendido DC. O longa ainda não conta com trailer ou muitos materiais de divulgação, mas mesmo assim cria expectativa entre os fãs. Além disso, o personagem é interpretado por Dwayne Johnson, astro que costuma garantir boas bilheterias.

  • Homem-Aranha - Através do Aranhaverso - Parte I (Sony) - 06/10/2022

O Aranhaverso ganha novo capítulo animado nas telonas em outubro. O primeiro longa, aclamado pela crítica, contou com público de 2 milhões no Brasil, e a sequência tem a seu favor um período sem concorrência direta nas salas de cinema. 

Apesar de não contar com um trailer para introduzir a trama, o longa ganhou uma prévia em vídeo que, em um mês, somou mais de 1,3 milhão de visualizações apenas no youtube.

  • The Flash (Warner) - 03/11/2022

O velocista The Flash ganha, enfim, seu filme solo. O longa está previsto para o início de novembro, e, até o momento, promete uma boa batalha DC x Marvel nas telonas, visto que o novo capítulo de Pantera Negra está marcado para estrear na semana seguinte.

  • Pantera Negra - Wakanda forever (Disney) - 10/11/2022

Após a triste perda de Chadwick Boseman, em 2020, muito se especula sobre quem será o novo protagonista de Pantera Negra. O suspense e as teorias em torno do novo nome podem criar um tipo de campanha orgânica semelhante ao que se viu antes do lançamento de Homem-Aranha.

Em relação à disputa de heróis, que pode ocorrer com The Flash, Wakanda Forever conta com uma vantagem: personagens e universos já conhecidos e queridos pelo público. O primeiro filme, vale lembrar, vendeu mais de 7,4 milhões de ingressos no Brasil.

  • Aquaman 2 (Warner) - 15/12/2022

A trama de Aquaman 2 ainda não teve muitos detalhes revelados, mas o retorno do rei dos mares para as telonas fecha o ano de 2022 no dia 15 de dezembro, mesma data do aguardado Avatar 2 (Disney). 

Apesar de não ser uma disputa tão direta quanto The Flash x Pantera Negra, os dois longas de dezembro certamente dividirão o público - e o circuito. O herói, vale lembrar, conquistou 8,6 milhões de espectadores entre o fim de 2018 e início de 2019, e Avatar vendeu mais de 9 milhões de ingressos entre 2009 e 2010.