Streaming: 84% assinam 2 ou mais serviços no Brasil

Streaming: 84% assinam 2 ou mais serviços no Brasil

Redação
18 fev 22

Uma pesquisa conduzida pela NZN Intelligence, com a participação de 1,8 mil pessoas, revelou que 84% dos consumidores de streaming assinam duas ou mais plataformas no Brasil. Desse total, 50% se comprometem tanto com serviços de vídeo quanto de áudio, já 44% focam apenas nas opções de vídeos.

Mas, independente do tipo de conteúdo, fato é que o levantamento aponta que a maior parte dos assinantes multi-plataformas (36,7%) é composta por pessoas que assinam quatro ou mais serviços. Em seguida, na lista, vem quem opta por três plataformas (25,2%) e duas (22,8%). Somente 15,3% dos participantes assinam um único serviço.

A concentração do público no consumo de tantas ofertas de streaming pode ser justificada pela pandemia. Isso porque, segundo a NZN Intelligence, 50% dos participantes da pesquisa aderiram a pelo menos uma nova plataforma nos últimos dois anos. Vale lembrar que este período recebeu o lançamento de dois grandes players: Disney+ e HBOMax. 

Ainda segundo o levantamento, a decisão de qual serviço assinar foi amplamente definida pelo critério de conteúdos disponíveis na plataforma (47,6%), seguido por valor da mensalidade (37%).

Divulgação
'Encanto'
Nos EUA, streaming alavanca consumo por TV

Os serviços de streaming também são destaque no mercado dos Estados Unidos, onde as plataformas alavancaram o consumo por TV — que foi tão utilizada em janeiro de 2022, quanto em maio de 2020, durante o início da pandemia. 

Durante o mês de janeiro, o VoD totalizou cerca de 180 bilhões de minutos assistidos por semana na televisão — 28,9% do consumo total por TV. Para se ter noção, esse foi o nível mais alto atingido pelo streaming desde que a Nielsen começou a medir esse tipo de audiência, em 2020.

Parte desse alto nível de consumo pode ser justificado pelas novidades oferecidas pela Netflix, como o filme Não olhe para cima e a série Cobra Kai, e Disney+, que disponibilizou Encanto e The book of Boba Fett.

No total, em comparação com dezembro, a TV cresceu 12% em termos de minutos assistidos, também impulsionados pela transmissão de jogos na NFL (liga de futebol americano).