Senador defende volta da Cota de Tela em discurso no Congresso

Senador defende volta da Cota de Tela em discurso no Congresso

Redação
04 ago 23

Imagem destaque

Roque de Sá / Agência Senado

Humberto Costa

A Cota de Tela voltou a ser pauta no Congresso. O senador Humberto Costa (PT-PE) defendeu no plenário, nesta quinta-feira, 3, a renovação do mecanismo que obriga cinemas a inserir obras nacionais em sua programação numa quantidade determinada de sessões e dias.

O senador citou o domínio de Barbie e Oppenheimer no circuito para fundamentar seu argumento. "O filme Barbie bate recorde atrás de recorde, mas o cinema nacional não tem tido a mesma acolhida", disse ele, acrescentando que o market share dos longas nacionais foi de apenas de 1º no primeiro semestre deste ano.

A cota é renovada anualmente por meio de decreto do Presidente da República, mas não está mais em vigor desde 2021. Após o fim da pandemia, e conforme o mercado de cinema volta à normalidade, aumentou a pressão de profissionais do audiovisual para implementar novamente o mecanismo.

Sessões pouco atrativas para os nacionais

Humberto Costa também lembrou o fato de que alguns filmes nacionais, quando entram em cartaz, são exibidos em sessões pouco atrativas. Foi o caso de Os aventureiros - A origem, como a Filme B e a Folha de S. Paulo chamaram a atenção recentemente

"Não é aceitável que um país que tenha um setor audiovisual tão pujante e criativo como o nosso, com tantos talentos e tão espetaculares produções, possa assistir a seus filmes sendo exibidos nos cinemas em horários anteriores às 4h da tarde."

Segundo Humberto Costa, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), líder do governo no Congresso, estaria, neste momento, desenvolvendo um projeto sobre o tema. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSDB-MG), apoiou a fala e ressaltou a urgência na deliberação do novo projeto de lei.  

"Penso que é hora de o governo, por meio do Ministério da Cultura, trabalhar essa pauta", concluiu Costa.