Semana tem a menor queda de público de 2022

Semana tem a menor queda de público de 2022

Beatriz Filippo
03 fev 22

Após as consecutivas quedas semanais de público, as bilheterias brasileiras registraram, de 27 de janeiro a 2 de fevereiro, a menor retração desde o início de 2022. Os cinemas tiveram uma queda de apenas 16% em venda de ingressos em relação à semana anterior, totalizando 1 milhão de público e R$ 19,7 milhões em renda.

Apesar disso, o número foi o mais baixo desde a cine-semana de 30 de setembro a 6 outubro de 2021, quando 885,8 mil ingressos foram vendidos. O cenário pode ser atribuído tanto à disseminação da variante ômicron quanto à falta de um lançamento de grande porte, como o de Homem-Aranha - Longe de casa (Sony) — longa que manteve a posição de liderança da semana, com 356,3 mil espectadores em sete dias (e um acumulado de 16,7 milhões).

O crescimento nas bilheterias pode vir a partir de hoje, quando o circuito brasileiro volta a receber uma estreia ampla: Moonfall - Ameaça lunar (Diamond/Galeria). A ficção científica terá um alcance semelhante ao atual circuito de Homem-Aranha, tomando conta de mais de mil salas. Por outro lado, vale lembrar que o momento é de alta no número de casos de Covid-19, e ontem, 2 de fevereiro, o Brasil registrou a maior média móvel de óbitos pelo vírus desde agosto de 2021.

Top 5 semanal se repete, mas apresenta menor queda

Assim como a retração geral das bilheterias, os títulos também contaram com quedas menores nesta cine-semana, com destaque para Sing 2 (Universal), que registrou apenas 13% a menos de público. A animação foi vista por 170,3 mil espectadores (R$ 2,8 milhões) e ocupou a terceira colocação do ranking. A vacinação infantil e a última semana de férias escolares certamente contribuíram para o bom desempenho. 

À frente da animação, Pânico (Paramount) manteve a vice-liderança semanal com a venda de 174,2 mil ingressos (-21,4%), e renda de R$ 2,9 milhões. Em três semanas de exibição, o terror já soma 757,5 mil de público. Faltam 90 mil ingressos para ultrapassar o seu antecessor, Pânico 4, de 2011.

A parceria Dt/Paris voltou a ocupar a quarta e a quinta colocações, com os nacionais Eduardo e Mônica e Turma da Mônica - Lições. O romance inspirado na música de Legião Urbana somou 177,7 mil ingressos, totalizando um público acumulado de 266,7 mil. E a sequência infantil apresentou a segunda menor queda do ranking (-18,5%), elevando o seu público total a 754,9 mil.