Danado de bom vence 20ª edição do Cine PE

Danado de bom vence 20ª edição do Cine PE

Thayz Guimarães
09 mai 16

Imagem destaque

Daniela Nader

Vencedores do 20° Cine PE, no Cine São Luiz

A 20ª edição do Cine PE chegou ao fim na noite de domingo, 8, consagrando o documentário pernambucano Danado de bom com quatro troféus Calunga: melhor filme, fotografia, montagem e edição de som. Primeiro longa da diretora Deby Brennand, o filme acompanha o Mestre João Silva (1935-2013), grande compositor e parceiro de Luiz Gonzaga, em uma viagem pelo sertão até sua terra natal, Arcoverde, em Pernambuco.

Já o Prêmio Especial do Júri para conjunto da obra e contribuição ao cinema nacional foi para o cineasta carioca Luiz Rosemberg Filho, que participou do festival com Guerra do Paraguay. Por trás do céu, de Caio Sóh, recebeu cinco Calungas, incluindo a de melhor filme do júri popular. 

Na mostra de curtas nacionais, o prêmio coube à Redemunho, de Marcélia Cartaxo, da Paraíba. Maria, de Carol Correia, venceu como melhor curta pernambucano. O Canal Brasil também elegeu como melhor curta o filme de Marcélia, que receberá, além do troféu, R$ 15 mil e será exibido na grade de programação do canal. 

O júri oficial do Cine PE foi formado por João Batista de Andrade (diretor e produtor - SP), Guilherme Fiuza (diretor e produtor - MG), Angelisa Stein (produtora - RS), Odilon Wagner (ator - SP) e Ingra Liberato (atriz - BA).

A lista completa dos títulos vencedores está disponível no site do Cine PE.