Record cria seu departamento de cinema

Record cria seu departamento de cinema

Thiago Stivaletti
29 jan 16

Imagem destaque

Edu Moraes/Divulgação Record

Douglas Tavolaro, VP de jornalismo da Record

Seguindo os passos da Globo, a Record, segunda maior emissora de TV aberta do país, começa a estruturar a Record Filmes, área de negócios voltada a projetos cuja primeira janela será o cinema. O departamento está sendo capitaneado por Douglas Tavolaro, vice-presidente de jornalismo da Record e autor de uma biografia sobre o dono da emissora, o bispo Edir Macedo.

“Estamos montando uma estrutura baseada no conhecimento que estamos adquirindo com o lançamento de Os dez mandamentos - O filme. E já começamos a receber propostas para os futuros projetos que estamos planejando. A biografia de Edir Macedo, por exemplo, já despertou interesse de produtoras e distribuidoras internacionais”, diz Tavolaro em entrevista ao Filme B.

Segundo ele, a Record Filmes deve levar produtos exibidos em TV aberta para o cinema, mas também estará aberta a ideias e produções independentes. Nenhum gênero deve ser descartado: documentários, filmes biográficos, comédias, tramas policiais e romances. “Estamos abrindo uma nova perspectiva para a produção de cinema, que vai além das comédias que dominaram o mercado. O público quer outros formatos e aceita propostas inovadoras”, comenta, referindo-se ao gênero de maior sucesso entre os longas da Globo Filmes.

Do cinema para a TV

Com o amadurecimento do departamento, Tavolaro considera que a Record Filmes pode ver projetos trilharem o caminho inverso, do cinema para a TV. “A gente acredita nos produtos que temos na grade, que como demonstra o sucesso de Os Dez Mandamentos, atingiu todas as camadas da população. Mas outras ideias podem surgir no cinema e virar, por exemplo, uma série de televisão e vice-versa”, completa. A emissora ainda não definiu o valor do investimento que será feito no departamento.

Um dos primeiros projetos a sair do papel deve ser a adaptação para cinema da biografia do dono da emissora – O bispo – A história revelada de Edir Macedo (Editora Larousse). O projeto, que ainda está sendo roteirizado, será dirigido por Alexandre Avancini, diretor da novela e do filme Os dez mandamentos. Ainda não há previsão de estreia.