Mulheres dominam a premiação em Tiradentes

Mulheres dominam a premiação em Tiradentes

Thiago Stivaletti, de Tiradentes (MG)
29 jan 17

Imagem destaque

Beto Staino/Universo Produção

Juliana Antunes (com microfone) e equipe de Baronesa comemoram prêmio

A luta das mulheres por maior espaço no cinema chegou à Mostra de Tiradentes. Elas brilharam como vencedoras na maior parte das categorias principais do festival, cuja premiação aconteceu na noite de sábado.

Na mostra Aurora, que revela novos talentos entre filmes inéditos, venceu o mineiro Baronesa, de Juliana Antunes, sobre duas amigas que vivem na periferia de Belo Horizonte – uma que quer se mudar e outra que espera a volta do amigo preso. O filme levou o Prêmio do Júri da Crítica (R$ 35 mil) e um novo prêmio, o Helena Ignez, que foi para algum destaque feminino do festival – a diretora de fotografia do longa, Fernanda de Sena, segundo o júri "uma rara mulher a exercer tal função".

Em dez anos de mostra Aurora, esta foi apenas a segunda vez que uma diretora venceu o maior prêmio da seção – a primeira foi com o documentário Meus dias com ele, de Maria Clara Escobar, em 2013.

Pitanga, documentário de Camila Pitanga e Beto Brant sobre o pai da atriz, Antônio Pitanga, venceu o Prêmio do Público de melhor longa. Certamente contou para o prêmio a presença da atriz, que foi lançar o filme no festival e frequentou debates de outros filmes no evento.

Mais mulheres

Vando vulgo Vendita, dos cearenses Andreia Pires e Leonardo Mouramateus, sobre uma turma de amigos adolescentes que vivem a vida de forma livre e selvagem na Barra, em Fortaleza, venceu dois prêmios: o Júri da Crítica da mostra Foco e o Prêmio Canal Brasil. Procura-se Irenice, de Thiago B. Mendonça e Marco Escrivão, sobre uma atleta negra cuja memória foi apagada pela ditadura, ficou com o Prêmio do Público.

Por fim, o Troféu Carlos Reichenbach, dado por um júri jovem a um longa da mostra Olhos Livres, foi para o maranhense Lamparina da Aurora, de Frederico Machado.

A 20a Mostra de Tiradentes exibiu 108 filmes ao longo de nove dias de evento, dos quais 72 curtas e 34 longas-metragens.

* O editor-assistente viajou a convite da organização do evento