Globo Filmes produz docs com Globo News

Divulgação

Globo Filmes produz docs com Globo News

Jaime Biaggio
03 mar 15

Imagem destaque

Divulgação

Na semana passada, no último painel do RioContentMarket, Globo Filmes e Globo News se reuniram para apresentar ao mercado um projeto para levar documentários aos cinemas e, na sequência, a uma faixa nobre do canal de notícias da Globosat - com investimento financeiro direto, através do artigo 3º A. A mesa teve a participação de Renée Castelo Branco, supervisora de programas da Globo News, e Simone Oliveira, gerente de produção da Globo Filmes. Luis Antonio Silveira, diretor executivo do CineGroup, fez a mediação.

No encontro, foi divulgado um teaser do projeto, com cerca de 20 filmes atualmente sendo feitos em coprodução com as duas empresas. Eles se encontram em diferentes estágios de realização, mas estão todos previstos para serem exibidos ainda este ano. A faixa de horário na programação da Globo News já existe: é aos sábados, às 21h. Alguns documentários brasileiros e estrangeiros já foram exibidos neste horário como teste, com boa resposta do público, em particular levando-se em conta que a circulação de filmes do gênero nas salas de cinema é muito restrita, em certos casos irrisória. "Exibimos Sobral, por exemplo", disse Renée, referindo-se ao filme de 2012 de Paula Fiuza sobre o jurista Sobral Pinto, "e o filme teve público 67 vezes maior do que o que obtivera nos cinemas". O mais recente Setenta, de Emilia Silveira (2013), segundo Renée, teria sido visto no canal por um público 270 vezes maior que o das salas de exibição.

Estes dois exemplos, contudo, não se encaixam no que as empresas buscam a partir de agora. "Queremos trabalhar desde o início nos projetos", disse Renée. "Não queremos filme pronto. O projeto pode ser apresentado primeiro à Globo News ou à Globo Filmes. Pode chegar como uma ideia ou já pesquisado. Só não pode chegar totalmente pronto, pois foge ao modelo que queremos adotar". "Nós pretendemos fazer um acompanhamento editorial, uma supervisão do projeto", acrescentou Simone, detalhando o investimento dos canais. "Além do aporte direto na produção, teremos aporte de mídia na Globo News na época do lançamento em cinemas. E, sempre que for possível, ações de cross media também - por exemplo, matérias nos telejornais da Globo News sobre temas relacionados ao filme." Ela frisou ainda o total apoio que os produtores contemplados com a parceria terão do CEDOC, o rico Centro de Documentação da TV Globo, e, quando questionada sobre o tamanho da participação da Globo Filmes nos docs, disse: "A empresa tenta não ter mais de 30% dos filmes. Pode haver exceções, mas o padrão geral é esse. E o investimento financeiro reverte em direitos patrimoniais."

A lista apresentada foi dividida entre alguns subtemas, como Cultural, Biografia, Social, Esporte, Histórico e Natureza. Vários dos filmes que integram o projeto (ver lista abaixo) se encaixam em mais de uma categoria. Contudo, a Globo News tem interesse principal em filmes que tratem da história social e política do país. "Peguemos o esporte, por exemplo", disse Renée. "Se é um gancho para falar da organização social do país, estamos interessados. Se é esporte pelo esporte, interessa menos."

Em termos de duração, os filmes acabarão se equilibrando numa espécie de corda bamba que dê conta das necessidades do circuito exibidor e da grade da Globo News. Não poderão ter menos de 52 minutos (tamanho padrão para ocupar uma hora de programação televisiva) e o ideal, para o canal, seria que não passassem disso - contudo, como a ideia é que sejam exibidos em cinemas antes, os parceiros estão abertos a filmes de 70 minutos ou um pouco mais, duração que já configura longa-metragem, um formato com que as salas estão mais habituadas a trabalhar. "Se for algo espetacular, pode chegar a 90 minutos. Esse é o máximo", diz Renée.

OS FILMES DA PARCERIA:

Menino 23 (Belisário Franca)

Cinco vezes Chico - O velho e sua gente (Gustavo Spolidoro, Ana Rieper, Camilo Cavalcante, Eduardo Goldenstein e Eduardo Nunes)

Paixão nacional (Theresa Jassouron)

Intolerância (Susanna Lira)

Para além da curva da estrada (Guilherme Azevedo)

Querido embaixador (Luiz Fernando Goulart)

Betinho - Uma vida de histórias (Victor Lopes)

Em silêncio (Dainara Toffoli)

Surf no Alemão (Cleber Alves da Silva)

De vaqueiros a boiadas - Os caubóis do Brasil (Ralf T)

Operação Albatroz (Emilia Silveira)

Simplesmente Edna (Emilia Silveira)

Faz sol lá sim (Claufe Rodrigues)

Novas espécies - Expedição: Serra da Mocidade (Maurício Dias)

Meu nome é Jaque (Angela Zoé)

Knock Down (Rafael Norton e Flavio Lordello)

Márcia Haydée (Walter Carvalho)

O mundo depois do fim (Antonia Pellegrino)