Ancine anuncia edital e afirma continuidade

Ancine anuncia edital e afirma continuidade

Thiago Stivaletti
31 ago 16

Imagem destaque

Marcelo Freire/Ancine

Manoel Rangel no anúncio do edital

No dia em que o Senado votou pelo afastamento da presidente Dilma Rousseff, o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, fez um discurso de otimismo e continuidade do trabalho da agência ao anunciar os contemplados do Prodecine 01/2015, com R$ 40 milhões do Fundo Setorial do Ausiovisual (FSA).

Ele tomou como marco o aniversário de 15 anos de criação da agência, que serão comemorados no próximo dia 6 de setembro. “Ao longo do próximo ano, vamos dedicar um conjunto de atividades que terão a marca dos 15 anos da Ancine”, afirmou, sem detalhar as atividades. “A Ancine nasceu do esforço de mostrar que o Brasil merece ter uma forte indústria audiovisual. (...) Sempre contamos com a compreensão e o compromisso dos governantes com o trabalho da Ancine: no governando Fernando Henrique, com a criação da Ancine; com Lula, na criação do Fundo Setorial; e com Dilma, na aprovação da Lei da TV paga”.

Rangel defendeu a legitimidade da agência ao compará-la com instituições equivalentes em outros países. “Somos um órgão facilitador e gestor, assim como o CNC na França, o INCAA na Argentina e órgãos equivalentes em Portugal, Alemanha, Espanha, Reino Unido e outros países que se propuseram a desenvolver uma política do audiovisual”.

A declaração de continuidade foi dada num momento de incerteza para os rumos da agência. O mandato de Rangel na diretoria se encerra em maio de 2017, e o novo governo ainda não se manifestou quanto a seu substituto, ou se algo mudará em relação às políticas de incentivo e ao montante investido através de editais.

De Dom Pedro a Mussum

Entre os 34 projetos contemplados nesta edição, todos para cinema, estão longas de animação, documentários e duas animações de 11 estados. De acordo com oregulamento, 30% do total de recursos foi destinado a produtoras das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e 15% a produtoras da Região Sul, Minas e Espírito Santo.

Além de produtores e diretores, o evento do anúncio contou com a presença do ator Cauã Reymond, protagonista de um dos projetos contemplados: Pedro, de Laíz Bodanzky, ficção sobre Dom Pedro I que será rodada entre Brasil e Portugal.

A lista inclui projetos de outros diretores conhecidos, como José Alvarenga Jr. (10 segundos, biografia do boxeador Eder Jofre com Daniel de Oliveira), Ana Luiza Azevedo (Aos olhos de Ernesto), André Klotzel (Comédia em pé), René Sampaio (Eduardo e Mônica) e Mauro Lima (Os homens de ouro – A história de Mariel Maryscote, sobre um dos líderes da Esquadrão da Morte).

O edital contemplou também a nova comédia da Glaz, produtora de Loucas pra casar (Trago a pessoa amada, de Victor-Hugo Borges) e o documentário Mussum, um filme do cacildis, de Susanna Lira. As animações escolhidas foram Tromba trem – O filme, da carioca Copa Studio, e Um pinguim tupiniquim, da Coala Produções.

Confira a lista completa dos contemplados, com os valores e sinopses no site da Ancine.