Nova competição de Toronto seleciona brasileiro

Nova competição de Toronto seleciona brasileiro

Redação
13 ago 15

Imagem destaque

Divulgação

Juliano Cazarré em Boi neon

O Festival de Toronto anunciou hoje a lista de 12 filmes da primeira edição de sua mostra competitiva, a Plataforma, um recorte de filmes autorais dentro da grande seleção do evento, que acontece de 10 a 20 de setembro no Canadá. A iniciativa joga mais lenha na concorrência com o Festival de Veneza, que começa poucos dias antes de Toronto – até hoje, o evento italiano tinha como maior diferencial a competição pelo Leão de Ouro.

O Brasil está representado com Boi neon, segundo longa de ficção do pernambucano Gabriel Mascaro, que já havia sido selecionado para a paralela Orizzonti em Veneza. O filme é a história de Iremar (Juliano Cazarré), um vaqueiro que prepara os bois para as vaquejadas, vivendo na estrada com seus colegas. Ele pensa em mudar de vida quando descobre que um polo de confecção de roupas está sendo criado na região do semiárido nordestino. O elenco ainda tem Maeve Kinkings (O som ao redor) e Vinicius de Oliveira (Central do Brasil). Antes, o diretor dirigiu Ventos de agosto, selecionado em Locarno, e o documentário Domésticas.

Boi neon compete com títulos como El clan, do argentino Pablo Trapero, e o aguardado High-rise, do britânico Ben Wheatley, adaptação de um livro de J.G. Ballard passado num futuro distópico no qual as pessoas vivem confinadas numa torre, estrelado por Tom Hiddleston e Jeremy Irons.

A Plataforma recebeu este nome em homenagem ao filme Plataforma (2000), de Jia Zhangke, considerado um marco do novo cinema chinês. Zhangke fará parte do primeiro júri que vai escolher o vencedor, ao lado da francesa Claire Denis (35 doses de rum) e da polonesa Agnieszka Holland (Filhos da guerra).

Outra grande novidade de Toronto este ano é a Primetime, seção dedicada a estreias de séries, minisséries e documentários para a TV. Entre os destaques está Casual, série dirigida por Jason Reitman, e o documentário Keith Richards: Under the influence, sobre o guitarrista dos Rolling Stones.

Confira a seleção da mostra Plataforma neste link e da Primetime neste.