Locarno terá oito filmes brasileiros inéditos

Locarno terá oito filmes brasileiros inéditos

Redação
15 jul 15

Imagem destaque

Divulgação

Lázaro Ramos em Heliópolis

Depois de ter o Brasil como país homenageado em 2014, o Festival de Locarno continua estendendo tapete vermelho para o cinema brasileiro. Oito filmes brasileiros – seis longas e dois curtas – foram selecionados este ano para o evento, que acontece de 5 a 15 de agosto.

O festival suíço fará na Piazza Grande, maior espaço de exibição da cidade, a estreia mundial do novo longa de Sérgio Machado, Heliópolis, com Lázaro Ramos e Sandra Corveloni. O filme é produzido pela Gullane com coprodução da Fox.

Diretora do documentário Elena, Petra Costra compete na seção Cineasti del Presente, para diretores até segundo longa, com Olmo e a gaivota, misto de documentário e ficção sobre os dilemas de uma atriz da companhia Thêatre du Soleil. Codirigido com a dinamarquesa Lea Glob, o filme foi rodado em coprodução com Dinamarca, França e Portugal.

Quatro em um

O cinesta Júlio Bressane (Filme de amor) será presidente do júri da seção Cineasti del Presente e estreia no festival o projeto Tela Brilhadora, reunião de quatro longas produzidos em esquema de guerrilha e com baixo orçamento. Além do longa de Bressane, Garoto, o projeto inclui os novos longas de Bruno Safadi (O prefeito), Rodrigo Lima (O Espelho) e Moa Batsow (Origem do mundo).

Entre os curtas, concorrem na seção Pardo di Domani História de uma pena, de Leonardo Mouramateus, e O teto sobre nós, de Bruno Carboni.

O documentário O futebol, longa espanhol com coprodução brasileira da TVE e do Canal Brasil, dirigido por Sergio Oksman, concorre na seção Concorso Internazionale. Brasileiro radicado na Espanha, Oksman dirigiu o premiado A story for the Modlins, curta documental sobre a trágica história de um ator coadjuvante do filme O bebê de Rosemary.

Estreias de Hollywood

Como todo grande festival, Locarno não abre mão de alguns destaques de Hollywood para atrair o público e a imprensa. A abertura será com o aguardado Ricki and the Flash: De volta para casa (Sony), de Jonathan Demme, em que Meryl Streep vive uma roqueira sessentona que busca se reconciliar com a família – os críticos já apostam numa nova indicação ao Oscar para ela.

Outro filme que pode chegar forte ao Oscar é Nocaute, de Antoine Fuqua, em que Jake Gyllenhaal vive um boxeador em ascensão. Descompensada (Universal), a nova comédia de Judd Apatow que estreia esta semana nos EUA, fará sua estreia internacional em Locarno.

Os cineasta italiano Marco Bellocchio, o americano Michael Cimino e os atores Edward Norton e Andy Garcia serão homenageados com prêmios honorários.

Confira a lista completa dos filmes selecionados no site do festival.