Berlim seleciona filme de João Moreira Salles

Berlim seleciona filme de João Moreira Salles

Redação
17 jan 17

Imagem destaque

Videofilmes/Divulgação

Cena de No intenso agora

O Festival de Berlim confirmou hoje o décimo filme brasileiro em sua seleção oficial, na maior participação do país num festival internacional de primeira linha dos últimos anos. Entre eles, está o documentário No Intenso Agora, escrito e dirigido por João Moreira Salles (de Entreatos e Notícias de uma guerra particular), na mostra Panorama Dokumente, dedicada a filmes do gênero. É seu primeiro longa como diretor desde o aclamado Santiago (2007).

O documentário, narrado em primeira pessoa, reflete sobre o que revelam quatro conjuntos de imagens da década de 1960: os registros da revolta estudantil francesa em maio de 68; os vídeos feitos por amadores durante a invasão da Tchecoslováquia em agosto do mesmo ano, quando as forças lideradas pela União Soviética puseram fim à Primavera de Praga; as filmagens do enterro de estudantes, operários e policiais mortos durante os eventos de 68 nas cidades de Paris, Lyon, Praga e Rio de Janeiro; e as cenas que uma turista – a mãe do diretor – filmou na China em 1966, ano em que se implantou no país a Grande Revolução Cultural Proletária.

+Saiba mais sobre os outros filmes brasileiros selecionados em Berlim

“Dez anos separam No intenso agora de Santiago. Apesar da distância, tenho a impressão de que são filmes aparentados. Não me refiro apenas ao aspecto pessoal dos documentários, mas também ao modo como eles foram realizados. Os dois são essencialmente filmes de arquivo, nascidos na ilha da edição. (...) A diferença é que levou mais tempo – não meses, mas anos. E também, que de uma forma não muito clara para mim, Santiago talvez seja sobre o pai, enquanto No intenso agora é sobre a mãe”, declarou o diretor. O festival acontece de 9 a 19 de fevereiro na capital alemã.

Confira abaixo os outros nove filmes brasileiros selecionados em Berlim. Nesta semana, deve ser divulgada ainda a seleção de outra mostra do Festival, a Forum.

Joaquim, de Marcelo Gomes - competição pelo Urso de Ouro;

Vazante, de Daniela Thomas - mostra Panorama;

Pendular, de Julia Murat - mostra Panorama;

- Rifle, de Davi Pretto - mostra Forum;

Mulher do pai, de Cristiane Oliveira - mostra Generation;

As duas Irenes, de Fábio Meira - mostra Generation

Não devore meu coração, de Felipe Bragança – mostra Generation

Estás vendo coisas, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca (curta) – competição pelo Urso de Ouro da categoria

Em busca da terra sem males (curta) de Anna Azevedo – mostra Generation