Curta brasileiro está entre finalistas do Oscar

Curta brasileiro está entre finalistas do Oscar

Gustavo Leitão
21 nov 14

Imagem destaque

Divulgação

O curta-metragem O caminhão do meu pai, primeira coprodução brasileira com o Vietnã, entrou para a lista de dez finalistas do Oscar na categoria ficção. Dirigido pelo paulista Maurício Osaki, hoje residente em Cingapura, o filme estreou no Festival de Berlim em 2013 e, desde então, vem colhendo bons resultados em premiações internacionais.

Rodado com uma equipe multinacional, de maioria brasileira, o filme tem como protagonista a menina Mai Vy, que um dia falta à escola e acaba acompanhando o pai em seu caminhão, onde transporta agricultores. “O filme é uma produção independente, bancada em parte por mim, pela Universidade de Nova York, e por vários financiamentos coletivos”, conta Osaki, que acredita na força das colaborações do Brasil com países da Ásia. “As possibilidades de colaboração são infinitas. Não compartilhamos uma História, como com a Europa, mas temos hoje muito intercâmbio comercial, e há sobretudo desafios comuns em relação ao nosso desenvolvimento econômico”.

Dos dez filmes selecionados (veja a lista completa aqui), serão selecionados de três e cinco produções. O anúncio final dos indicados está marcado para 15 de janeiro. O Oscar de 2015 será no dia 22 de fevereiro. O longa brasileiro Hoje eu quero voltar sozinho disputa uma vaga entre os candidatos a filme estrangeiro.