Sing e Paulo Gustavo fecham o ano nos cinemas

Sing e Paulo Gustavo fecham o ano nos cinemas

Thiago Stivaletti
21 dez 16

Imagem destaque

Divulgação

Dona Hermínia e os filhos visitam São Paulo

Nesta quinta, dia 22, o circuito brasileiro tem suas duas últimas grandes estreias do ano. Minha mãe é uma peça 2 (DTF/Paris), sequência da comédia de 2013 em que Paulo Gustavo volta a viver a falastrona dona Hermínia, estreia em 1.055 salas do país. É o maior lançamento histórico em número de salas para uma comédia brasileira – atrás apenas do recordista absoluto, o religioso Os dez mandamentos (1.129 salas).

Minha mãe é uma peça 2 estreia num circuito 3,4 vezes maior que o do primeiro filme, lançado em outra época (junho) em 307 salas. O Minha mãe é uma peça original atraiu público de 413 mil na abertura. Foi o filme nacional mais visto de 2013, com 4,6 milhões de espectadores.

O outro grande lançamento, Sing – Quem canta seus males espanta (Universal), traz uma grande competição de canto promovida por um coala, Buster, para aumentar os rendimentos de seu antigo teatro. No cardápio, canções famosas que vão de Frank Sinatra a Beyoncé. O longa estreia em 1.015 salas, mais da metade (556) em 3D, em versões dubladas e legendadas. Da Illumination, mesma produtora de Meu malvado favorito e Minions, Sing é a terceira animação da Universal a estrear este ano, depois de Pets – A vida secreta dos bichos (abertura de R$ 14,3 milhões em agosto) e Kubo e as cordas mágicas (abertura de R$ 875 mil).

Viggo hippie

No circuito alternativo, o maior lançamento também é da Universal. Viggo Mortensen vive um professor que decide criar os seis filhos à margem da sociedade em Capitão Fantástico, premiado no Festival de Cannes, que abre em 42 salas.

O italiano Belos sonhos (Mares), último filme de Marco Bellocchio que abriu a Mostra Internacional de São Paulo, estreia em 26 salas. Estrela do recente Elle, Isabelle Huppert volta aos cinemas como uma professora que vive um tumultuado processo de divórcio no francês O que está por vir (Zeta), destaque em 16 salas de oito cidades.

Ao completar 92 anos, Madeleine surpreende os filhos e netos ao contar que já escolheu o seu dia de partida no francês A última lição (Esfera), que entra em nove salas entre Rio, São Paulo, Savador e Brasília. O suspense coreano O lamento (California), sobre uma onda de assassinatos numa tranquila aldeia, estreia em quatro salas do Rio e de São Paulo.