Rio e SP recebem mostra de cinema polonês

Rio e SP recebem mostra de cinema polonês

Redação
28 set 15

Imagem destaque

Cena deComo ser amada, de Wojciech Jerzy Has

A Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Rio, e o CCBB São Paulo abrigam em outubro a mostra Histórias de Transformação: Mostra de Cinema Polonês, dedicada à produção cinematográfica polonesa dos últimos sessenta anos.  A programação carioca será entre os dias 5 a 8, enquanto o centro cultural paulista recebe a seleção dos dias 15 a 19.

São seis longas de ficção e documentário que refletem as transformações vividas pelo país desde os anos 1940 até os dias de hoje. Entre os títulos, estão dois filmes inéditos no Brasil: Como ser amada (1963), do diretor Wojciech Jerzy Has, drama que relata o amor não correspondido entre uma jovem atriz e seu colega e tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial, e a ficção científica O-bi, O-ba: O fim da civilização (1985), de Piotr Szulkin, sobre sobreviventes de uma guerra atômica que vivem num bunker à espera de resgate.

Além da exibição dos filmes, o evento promoverá um debate com o crítico de cinema e jornalista brasileiro Sérgio Rizzo e a crítica polonesa Ela Bittencourt, cocuradora da mostra, no dia 15 de outubro, no CCBB São Paulo. Também haverá debate com o crítico André Miranda, na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no dia 8 de outubro. Para assistir aos filmes e participar dos debates, a entrada é gratuita.

Para ver a programação completa da mostra em São Paulo, acesse o site do CCBB SP. A programação do Rio de Janeiro está disponível na página da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Facebook.