Público do Festival Varilux cresce 13%

Público do Festival Varilux cresce 13%

Redação
23 jul 15

Imagem destaque

Os atores Tahar Rahim e Omar Sy em cena do filme Samba

O Festival Varilux, que exibiu filmes franceses inéditos em circuito nacional de 10 a 17 de junho, fechou a edição 2015 com um público de 110 mil pessoas em todo o país - crescimento de 13% em relação ao ano passado. O público mais expressivo foi o carioca, com quase 18 mil espectadores apenas no Rio de Janeiro. Em seguida, São Paulo foi representado por 12,4 mil espectadores, seguido por Recife (7,7 mil) Florianópolis (4,9 mil) e Salvador (4,5 mil). O festival alcançou um total de 92 salas de cinema em 49 cidades do Brasil, superando as edições anteriores - no ano passado, o evento ocupou 70 salas.

O longa mais visto foi Samba, que contou com 15 mil espectadores. O filme é dirigido por Eric Toledano e Olivier Nakache, também responsáveis  pela comédia Os intocáveis. Na segunda posição, ficou a comédia Que Mal eu fiz a Deus, de Philippe de Chauveron, com um público de 13 mil pessoas. Em seguida, o drama De cabeça erguida, de Emmanuelle Bercot, levou às salas oito mil espectadores. Convidados como Nakache, Toledano e Bercot estiveram no Rio e em São Paulo para divulgar seus longas durante o festival.

O evento exibiu 16 longas de produção francesa inéditos no Brasil. Além da exibição dos filmes, o festival contou com palestras, masterclasses e oficinas com cineastas da França.