Mostra da Caixa Cultural homenageia o samba

Mostra da Caixa Cultural homenageia o samba

Redação
25 nov 15

Imagem destaque

Cena de Madame Satã

De 1° a 13 de dezembro, a Caixa Cultural Rio de Janeiro vai receber a mostra “O samba pede passagem”, que conta com a exibição de 40 filmes – longas, médias e curtas – que revisitam figuras como Cartola, Paulo Vanzolini, Paulinho da Viola e Clementina de Jesus, ajudando a delinear um panorama do samba moderno e suas influências. Também haverá mesas redondas e uma sessão comentada. A programação celebra o Dia Nacional do Samba, comemorado no dia 2 de dezembro.

Entre os títulos selecionados estão raridades como o curta Pixinguinha (1969), de João Carlos Horta; o documentário Cartola, música para os olhos (2006), dirigido por Lírio Ferreira e Hilton Lacerda; e o drama Madame Satã (2002), de Karim Aïnouz, que consagrou o ator Lázaro Ramos no papel da mítica personagem carioca dos anos 30.

O evento oferece também debates com especialistas na cultura do samba no Brasil, como Luiz Antônio Simas e Hermínio Bello de Carvalho, que juntos discutirão o tema "A história social do samba".  Todas as mesas têm entrada franca.

A mostra acontece nos cinemas da Caixa Cultural, localizada na Avenida Almirante Barroso, 25, no centro do Rio de Janeiro. Os ingressos para as sessões custam R$ 4, a inteira. A programação do evento estará disponível em breve no site da Caixa.