MAM homenageia cineasta Jurandyr Noronha

MAM homenageia cineasta Jurandyr Noronha

18 jul 16

Imagem destaque

Divulgação

Filmagem de Os brasileiros e a conquista do ar

O Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio recebe nesta terça, dia 19, o lançamento de Dicionário do Cinema Brasileiro – Os que vieram de outras terras, pela EMC edições. Último livro escrito pelo pesquisador e documentarista Jurandyr Noronha (1916-2015), a obra reúne pela primeira vez o nome de todos os imigrantes cineastas, técnicos e artistas que trabalharam no audiovisual do país desde 1896. O livro soma mais de 650 nomes de diversas nacionalidades, resultado de 30 anos de pesquisa do autor.

No ano em que completaria 100 anos, o cineasta ainda será homenageado com a criação da Galeria Jurandyr Noronha, que deve abrigar parte do seu acervo e uma exposição permanente com equipamentos audiovisuais que contam a história do cinema brasileiro. Até o dia 19 de agosto, o documentarista será lembrado ainda em exposição biográfica que explora imagens de sua vida e carreira. Por fim, o museu exibe algumas de suas obras.

Jurandyr Noronha é conhecido por seus esforços em desenvolver e fortalecer uma comunidade cinematográfica brasileira, além de seu trabalho voltado para a preservação de arquivos históricos. Mais informações sobre as homenagens estão no site do MAM.