Festival do Rio divulga lista da Première Brasil

Festival do Rio divulga lista da Première Brasil

Redação
14 set 16

Imagem destaque

Divulgação/Paprica Fotografia

Sob pressão, de Andrucha Waddinton: na seleção

A organização do Festival do Rio divulgou hoje, dia 14, os títulos da Première Brasil, principal vitrine de pré-estreias nacionais de sua seleção. As produções, divididas nas categorias longas de ficção, documentários e curtas, disputam o Troféu Redentor em 16 categorias.

Os longas de ficção selecionados foram: Comeback, do estreante Erico Rassi; Era o Hotel Cambridge, de Eliane Caffé (Narradores de Javé), Fala comigo, de Felipe Sholl (premiado com o Teddy Bear pelo curta ); Mulher do pai, de Cristiane Oliveira (produtora e curta-metragista); O filho eterno, de Paulo Machline (Trinta), baseado no livro de Cristovão Tezza; Redemoinho, estreia no cinema do diretor de TV José Luiz Villamarim (Amores roubados; Justiça); Sob pressão, de Andrucha Waddington (Eu tu eles); e Vermelho russo, de Charly Braun (Além da estrada).

Na seleção de documentários, está o aguardado Curumim, de Marcos Prado, sobre o brasileiro Marcos Archer, condenado à morte por tráfico na Indonésia, exibido no Festival de Berlim; Divinas divas, homenagem a artistas pioneiras que se travestiam na noite carioca; Luta do século, de Sérgio Machado, sobre uma rivalidade histórica no boxe brasileiro; O jabuti e a anta, de Eliza Capai, sobre hidrelétricas na Amazônia; Super Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos, de Sergio Oliveira; e Waiting for B., de Paulo Cesar Toledo e Abigail Spindel, exibido em Roterdã.

Domingos e biografia de Elis

Também faz parte da competição a mostra Novos Rumos, com seis longas e quatro curtas. Na seleção hors concours, estão os longas de ficção Barata Ribeiro 716, de Domingos Oliveira, recém premiado em Gramado; Elis, de Hugo Prata, cinebiografia da cantora Elis Regina; Pequeno segredo, escolhido pelo governo brasileiro para tentar uma vaga no Oscar, e O que seria deste mundo sem paixão?, de Luiz Carlos Lacerda. Serão exibidos ainda na mostra não competitiva os documentários Cinema Novo, de Eryk Rocha, e Pitanga, de Beto Brant e Camila Pitanga.

Clássico restaurado

O festival anunciou ainda a inclusão de É um caso de polícia, da italiana Carla Civelli, uma comédia filmada em 1959 na mansão do ex-prefeito Pereira Passos, no Rio. Dado como perdido por muitos anos, o filme, que tem roteiro de Dias Gomes, foi restaurado e exibido pela primeira vez em 2000. Lavoura arcaica, de Luiz Fernando Carvalho, será exibido em homenagem aos seus 15 anos.

A programação da 18ª edição do festival poderá ser vista entre os dias 6 a 16 de outubro. Neste ano, as sessões da Première Brasil serão no tradicional Cine Roxy, em Copacabana. O público vai escolher o melhor filme da mostra competitiva nas categorias ficção, documentário e curta. Um júri especializado seleciona os premiados com os demais troféus.

A lista completa, com todas as categorias, pode ser conferida aqui.