In-Edit chega à 8ª edição com 57 filmes de música

In-Edit chega à 8ª edição com 57 filmes de música

Redação
01 set 16

Imagem destaque

Divulgação

Frank Zappa: filme sobre o músico britânico vai abrir festival

Em sua 8ª edição, o In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, que acontece de 7 a 18 de setembro em São Paulo, vai exibir 57 produções brasileiras e internacionais, todas dedicadas a personalidades e acontecimentos do mundo da música. Shows, debates, feira de vinil e um seminário completam a programação. As sessões acontecem no Cinesesc, Spcine Olido, Spcine Lima Barreto (CCSP), Cinemateca Brasileira, Cine Matilha e em seis CEUs (Centro de Artes e Esportes Unificados) do Circuito Spcine.

O festival abre na próxima quarta-feira, com a première nacional do longa Eat that question – Frank Zappa in his own words, a partir das 20h30 no CineSesc. O filme retrata a intimidade do músico americano Frank Zappa (1940-1993), considerado um dos maiores gênios da música de todos os tempos. Os ingressos, gratuitos, serão distribuídos com uma hora de antecedência.

Já a homenagem desta edição vai para Tony Palmer, documentarista britânico aclamado por seu trabalho junto à BBC. Na mostra serão exibidos oito títulos de sua filmografia, incluindo obras dedicadas a artistas como Beatles, Maria Callas, Leonard Cohen e o Cream, grupo de blues-rock do Reino Unido. O diretor vem ao Brasil para apresentar seus filmes e participar de uma masterclass na sexta dia 16 às 18h30 no Cine Matilha, com entrada gratuita.

O Brasil participa do festival com 27 produções, longas e curtas-metragens, muitos inéditos no circuito comercial. Entre eles destacam-se Danado de bom, de Deby Brennand, vencedor do prêmio de melhor filme no Cine PE em Recife, com a história de João da Silva, parceiro de Luiz Gonzaga em diversos sucessos; Rogério Duarte, o tropikaolista, de José Walter Lima, que conta a vida de um dos expoentes da Tropicália, morto em 2016, e intelectual influente da contracultura na década de 1960; e Funk Brasil – 5 visões do batidão, de Cavi Borges, Luciano Vidigal, Marcelo Gularte, Rodrigo Felha, Julio Pecly, Paulo Silva e Christian Caselli. 

Confira a programação completa e o valor dos ingressos, que variam por sala, no site do In-Edit.