É Tudo Verdade anuncia programação

É Tudo Verdade anuncia programação

Redação
24 mar 15

De 9 a 19 de abril, o É Tudo Verdade 2015 – Festival Internacional de Documentários desembarca no Rio e em São Paulo com 109 títulos de 31 países.  Em sua 20ª edição o evento traz ainda uma retrospectiva do cineasta Vladimir Carvalho, debates, lançamentos de livros, projeções e uma exposição em homenagem ao centenário do criador de Cidadão Kane (1941), Orson Welles (1915-1985). Belo Horizonte, Santos e Brasília exibirão apenas os destaques da mostra. Todas as sessões são gratuitas.

A abertura fica por conta do documentário inédito Últimas conversas, de Eduardo Coutinho (1933-2014), com exibição em São Paulo e no Rio, respectivamente, nos dias 9 e 10 de abril, em sessões exclusivas para convidadosO filme póstumo apresenta uma série de diálogos entre o cineasta e estudantes cariocas. 

Outra grande novidade dessa edição é que será a primeira vez que os curtas vencedores estarão, automaticamente, qualificados para a avaliação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood para concorrer a uma vaga na disputa do Oscar de melhor curta documental.

Dezesseis títulos farão sua estreia mundial durante o evento, incluindo os brasileiros Eu sou Carlos Imperial, de Renato Terra e Ricardo Calil, e A paixão de J.L. , de Carlos Nader, sobre o pintor, desenhista e escultor José Leonilson.

Na programação destacam-se também Cidadãoquatro, de Laura Poitras, vencedor do Oscar 2015 na categoria documentário, sobre Edward Snowden, Chamas de nitrato, longa a respeito da atriz francesa Renée Falconetti, mais conhecida pelo filme mudo A paixão de Joana D’Arc (1928), e O que houve, Sta. Simone?, que narra a trajetória da artista Nina Simone (1933-2003), dirigida por Liz Garbus.

SERVIÇO

É Tudo Verdade – 20º Festival Internacional de Documentários

São Paulo e Rio de Janeiro de 9 a 19 de abril.

Belo Horizonte de 29 de abril a 4 de maio

Santos de 7 a 10 de maio

Brasília de 27 de maio a 1 de junho.