CineOP vai exibir mais de cem títulos na 10ª edição

CineOP vai exibir mais de cem títulos na 10ª edição

Redação
27 mai 15

Imagem destaque

Universo Produção

Evento que coloca em debate a preservação audiovisual, a pesquisa histórica e a educação, a Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP) anunciou a programação de sua décima edição, que tem como enfoque temático a participação do negro no cinema brasileiro.

De 17 a 22 de junho, serão exibidos na cidade histórica mineira 105 filmes – entre longas, médias e curtas – em pré-estréias e retrospectivas, além de atividades paralelas, como oficinas, debates, seminário, exposições, lançamento de livros, homenagens e atrações artísticas. O evento acontece no Cine Vila Rica (500 lugares), no Centro de Artes e Convenções (510 lugares) e na Praça Tiradentes (mil lugares). A entrada é franca.

Entre os títulos selecionados, o destaque vai para as produções históricas ligadas ao tema "o negro em movimento". O mote estará representando na abertura do evento, com a exibição do longa A rainha diaba (1974). Também fazem parte do roteiro o curta-metragem Alma no olho (1973) e os longas Também somos irmãos (1949), Ganga Zumba (1964), A negação do Brasil (2000), ÔrÉ (1989) e Branco sai, preto fica (2014).

Outros títulos confirmados são os longas My name is now, Elza Soares, de Elizabete Martins Campos, A Paixão de JL, de Carlos Nader, e Retratos de Identificação, de Anita Leandro Neste ano, o festival homenageia o ator Milton Gonçalves, a conservadora audiovisual Fernanda Coelho e o CINEDUC – Cinema e Educação, entidade sem fins lucrativos fundada no Rio em 1970.

Mais detalhes, horários e programação completa no site www.cineop.com.br.