Cine Joia inaugura três salas em Jacarepaguá

Cine Joia inaugura três salas em Jacarepaguá

Thayz Guimarães
25 nov 15

Imagem destaque

Divulgação

Fachada do Cine Joia - Rio Shopping, em Jacarepaguá

Conhecido e reconhecido por sua programação independente dos parâmetros comerciais, o Cine Joia iniciou um movimento de expansão. Agora, além da pequena saleta em Copacabana, a VilaCine, empresa responsável pela administração do cinema, irá contar com mais três salas na Zona Oeste do Rio, todas equipadas com projeção digital e sistema de som customizado. A inauguração aconteceu na última quinta-feira, dia 19, no Rio Shoppping, na Freguesia, em Jacarepaguá.

De acordo com Raphael Aguinaga, diretor da VilaCine, o crescimento exponencial de 90 para 360 lugares garantiu um fôlego a mais para a empresa. “Com essa configuração, pela primeira vez, a gente conseguiu fazer um mix que pode incluir os filmes de arte e os grandes lançamentos no mesmo espaço”, explicou. Para ele, “isto é um sinal de amadurecimento do projeto traçado pela VilaCine”.

As três salas, de tamanhos diferentes, são distribuídas da seguinte maneira: a Sala 1, com 160 lugares, terá sua programação voltada aos blockbusters “de qualidade, como, por exemplo, Star Wars [Episódio VII – O despertar da força]”, explicou Aguinaga. A Sala 2, construída com 100 assentos, irá replicar a seleção de filmes exibida em Copacabana. Já a Sala 3, a menor de todas – 90 lugares –, está reservada aos eventos extra-circuito, como mostras de cinema e cineclubes, quando houver demanda.

Espaço para todas as artes

A ideia também é tornar o novo Cine Joia um espaço multicultural, dedicado a diversas frentes artísticas e não somente à exibição de filmes. Na programação já estão garantidos saraus de poesia; intervenções poéticas e teatrais antes de algumas sessões; e um cineclube de surfe, em parceria com o surfista Carlos Burle. Alunos da rede pública de ensino também poderão assistir aos filmes nacionais gratuitamente, sempre às segundas-feiras de manhã. Segundo o diretor da VilaCine, em Jacarepaguá já são sete escolas cadastradas.

Investimentos em som e imagem

Em termos de tecnologia e infraestrutura, Raphael garantiu que as novas salas do Cine Joia não deixam nada a dever às de exibidoras maiores. “Nós temos praticamente todos os equipamentos de uma grande rede de cinema. Nosso sistema de som, por exemplo, foi montado pela Centauro, a mesma empresa que fornece esse tipo de aparelhagem para a Cinemark e a Cinépolis”. Ele disse ainda que uma antena digital já foi instalada e, em breve, o Joia começará a transmitir eventos ao vivo. “Vai ter futebol, UFC... Até campeonato de xadrez estamos negociando para exibir”, comentou.

Por outro lado, a projeção em 3D, muito popular no Brasil, ainda não será uma das prioridades da empresa. “Nós entendemos que, a princípio, não era preciso, porque o bairro tem outro cinema que já trabalha com o 3D e exibe filmes dublados, ao contrário de nós, que priorizamos o 2D legendado”, explicou Raphael. Apesar disso, o diretor disse que essa hipótese não está descartada e que está em pauta a instalação do equipamento após o período das férias escolares.

O Cine Joia Rio Shopping fica localizado no Rio Shopping, na Estrada do Gabinal, 313, na Freguesia, em Jacarépagua. O ingresso custa R$ 20 a inteira, em qualquer dia da semana, e pode ser adquirido tanto na bilheteria do cinema como no site Ingresso.com.