CCBB celebra diretoras latinas no Rio e em SP

CCBB celebra diretoras latinas no Rio e em SP

Redação
29 ago 16

Imagem destaque

Divulgação

Bicho de sete cabeças (2001), de Laís Bodanzki

A partir de 21 de setembro, cinéfilos do Rio de Janeiro e de São Paulo terão a chance de ver ou relembrar 18 longas-metragens de algumas das mais influentes cineastas da América Latina. A mostra Mulheres em Cena exibirá títulos como Que horas ela volta? (2015), de Anna Muylaert, premiado no Sundance e em Berlim, e A mulher sem cabeça (2008), da diretora argentina Lucrecia Martel. A programação será no CCBB do Rio até 3 de outubro e no CCBB de São Paulo até 10 de outubro. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

O Brasil participa com outros oito filmes, entre eles o premiado Quase dois irmãos (2004), da cineasta Lúcia Murat, sobre a amizade entre dois homens de classes sociais bastante diferentes; Um céu de estrelas (1996), primeiro longa de Tata Amaral, que tem como tema um relacionamento abusivo; e Bicho de sete cabeças (2001), que marcou a estreia de Laís Bodanzky na direção e traz Rodrigo Santoro como um adolescente de classe média que se vê internado em um sanatório por seu próprio pai. Produções de Claudia Llosa (Peru), Mariana Rondón (Venezuela), Marialy Rivas (Chile) e Paz Encina (Paraguaia) completam a programação.

Além de apresentarem seus filmes, as cineastas participam de cinco debates promovidos pela mostra. Estão confirmadas as presenças das diretoras Lucrecia Martel, Mariana Rondón, Paz Encina, Marialy Rivas e da atriz peruana Magaly Solier, protagonista dos dois filmes de Claudia Llosa, Madeinusa (2006) e A teta assustada (2009), vencedor do Urso de Ouro em Berlim. As diretoras brasileiras também têm presença confirmada.

A programação completa estará em breve no site do CCBB.