Caixa apresenta mostra de cinema argentino

Caixa apresenta mostra de cinema argentino

Redação
12 ago 15

Imagem destaque

Cena do filme Invasão

A Caixa Cultural Rio de Janeiro vai apresentar a mostra Cinema Argentina Rebelde, dedicada ao cinema argentino, entre os dias 18 e 30 de agosto. Serão exibidos 17 filmes em cópias restauradas, entre eles, curtas, médias e longas-metragens inéditos no Brasil. A programação reúne obras realizadas entre os anos de 1942 e 2013, passando por diferentes estilos e escolas.

Entre os destaques da seleção, estão o longa Invasão (1969), de Hugo Santiago, com argumento de Jorge Luis Borges e Adolfo Bioy Casares; o filme ... (Reticências), de 1971, o primeiro do cineasta Edgardo Cozarinsky, que nunca estreou e foi restaurado em 2011; e o curta Rei Morto (1965), da diretora Lucrecia Martel (de O pântano e A menina santa).

A mostra conta com a participação de especialistas em cinema latinoamericano, como os críticos argentinos Alejandro Cozza e Roger Koza, a professora e escritora argentina Ana Laura Lusnich e o sociólogo peruano Isaac Léon Frías. A curadoria ficou por conta do crítico e pesquisador Victor Guimarães.

O evento promoverá sessões comentadas, palestras e mesas-redondas com os especialistas e o curso Revolucionários, insurgentes e dissidentes, ministrado por Cozza. O curso acontece entre 27 e 29 de agosto e é gratuito. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail producao.argentinarebelde@gmail.com

Para ver a programação completa e ter maiores informações sobre o curso, acesse o blog da mostra