Festival brasileiro em Paris anuncia seleção

Festival brasileiro em Paris anuncia seleção

Redação
25 mar 15

Imagem destaque

Durante uma semana, de 7 a 14 de abril, o Cinema l’Arlequin, em Paris, será palco da 17ª edição do Festival de Cinema Brasileiro, evento que reúne as melhores produções nacionais dos últimos anos, além de promover encontros profissionais, conferências temáticas, sessões com convidados, debates e homenagens.

Para a edição 2015 foram selecionadas 31 longas, incluindo alguns inéditos comercialmente no Brasil. Entre eles estão os premiados Que horas ela volta?, de Anna Muylaert, com Regina Casé, Sangue Azul, de Lírio Ferreira, Casa Grande, de Fellipe Barbosa e Ausência, de Chico Teixeira. Também serão exibidos os documentários Esse viver ninguém me tira, de Caco Ciocler, Olho nu, de Joel Pizzini, e As damas do samba, dirigido por Susanna Lira, e outros.

Em consonância com o Salão do Livro em Paris, que este ano homenageou o Brasil, o festival exibirá ainda oito realizações ligadas ao universo da literatura, como Lavoura arcaica, de Luiz Fernando Carvalho, Dona Flor e seus dois maridos, de Bruno Barreto,Vidas secas, de Nelson Pereira dos Santos, e Meu pé de laranja lima, de Marcos Berstein.

A cantora Maria Bethânia também será homenageada por seus 50 anos de carreira, com a exibição dos filmes Bethania bem de Perto (1966), direção de Eduardo Escorel e Júlio Bressane, Doces bárbaros (1977), de Antonio Carlos Foutoura, e (O Vento Lá Fora), documentário gravado por  Marcio Debelian na Festa Literária de Paraty, em 2014, e que traz Bethania e a professora Cleonice Berardinelli lendo poemas de Fernando Pessoa.

Já confirmaram presença para as conversas com o público a diretora Carolina Jabor, Adriana Dutra, o ator e diretor Caco Ciocler, os atores Joel Pizzini, Anna Muylaert , Paulo Machline, o roteirista Claudio Galperin, Jefferson Melo (Samba e Jazz), Marcio Debellian (o vento lá fora), Margarida Cardoso, Mauro Lima  e a produtora Lucy Barreto.

Confira a programação completa no site festivaldecinemabresilienparis.com

Serviço

O quê: Festival de Cinema Brasileiro de Paris
Onde: Cinema L’Arlequin
Endereço: 76 rue de Rennes, 75006, Paris
Metrô: St Sulpice (ligne 4)
Quanto: 7,00 euros
Tarifa PASS especial para o festival: 55 euros (10 entrées)