Animação russa é tema de mostra no Rio

Animação russa é tema de mostra no Rio

Redação
04 mai 16

Imagem destaque

Divulgação

Ouriço no nevoeiro, de Yuri Norstein, é parte da programação

A animação russa e soviética vai ganhar uma mostra pela primeira vez no país. A Mostra de Animação Russa acontece entre os dias 17 e 29 de maio na Caixa Cultural do Rio.

A programação, composta por produções datadas de 1950 a 2014, conta com 45 títulos de 20 animadores. Entre os destaques estão O velho e o mar, de Alexander Petrov, vencedor do Oscar de melhor curta de animação no ano 2000, inspirada no romance de Ernest Hemingway; e O Conto dos Contos, de Yuri Norstein, considerado pela Academia Americana de Cinema a melhor animação de todos os tempos.

Uma gama de desenhos inspirados na literatura também fará parte da mostra: Baratão e Mukha-Tsokotukha, baseados nas obras de Kornei Tchukóvski; O Quebra-Nozes, de E.T.A. Hoffmann; e O conto do pescador e do peixinho, baseado na obra de um dos poetas mais importantes russos, Aleksander Pushkin, integram essa lista.

Além das exibições, a programação do evento também inclui debates com nomes importantes da animação russa: a animadora Svetlana Filippova, que terá quatro filmes exibidos, e o especialista em animação russa Serguey Kapkov. Os dois ministrarão palestras sobre aspectos da animação cinematográfica russa e soviética, seus significados e as suas perspectivas para a sociedade e para o cinema.

A mostra tem curadoria assinada por Luiz Gustavo Carvalho e Maria Vragova, e patrocínio da Caixa Econômica e Governo Federal.

A programação completa estará disponível em breve no site da Caixa Cultural.