Ancine divulga finalistas de mais dois festivais

Ancine divulga finalistas de mais dois festivais

Redação
07 ago 15

Imagem destaque

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) divulgou a lista dos filmes selecionados pelos curadores do Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA) e do Festival Internacional de Documentários de Copenhage (CDH:DOX) para participar da segunda etapa da 12ª edição do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro. A iniciativa da agência em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e apoio do Programa Cinema do Brasil tem como objetivo promover o cinema brasileiro no mercado internacional, investindo na aproximação com os curadores dos principais festivais do mundo.

O programa levou em conta o calendário dos eventos e a data de seleção dos filmes, possibilitando a participação de títulos brasileiros na programação dos festivais. Em edições anteriores, vieram ao Brasil curadores de Cannes, Veneza, Locarno, Toronto, Berlim, Sundance, entre outros. Nesta etapa, excepcionalmente, os curadores não virão ao Brasil, mas os filmes selecionados estarão isentos de custos de inscrição. Dois longas brasileiros já foram escolhidos: Carregador 1118, de Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques (Complô) e O que eu poderia ser se eu fosse, de Bruno Jorge (João de Barro).

Ambos os festivais são voltados para filme documentário, por isso essa etapa é dedicada exclusivamente a produções do gênero. O IDFA acontecerá entre 18 a 29 de novembro, na Holanda e o CPH:DOX, entre 5 a 15 de novembro, na Dinamarca.

Para ver a seleção completa dos filmes, acesse o site da Ancine.