Acordo limita blockbusters a partir de janeiro

Acordo limita blockbusters a partir de janeiro

Gustavo Leitão
18 dez 14

Um grupo de 23 exibidores e seis distribudores assinou o termo de compromisso para limitar os megalançamentos no país a partir do dia 1º de janeiro. O pacto surgiu de conversas de profissionais do setor reunidos na câmara técnica montada pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), que encerrou seus encontros no último dia 10. Entre os signatários, estão grandes cadeias brasileiras e estrangeiras, como Kinoplex, Cinépolis, Cinemark e Grupo Espaço de Cinema, além de distribuidoras como a Downtown, a Imagem e a Paris, cujo lançamento recorde de Jogos Vorazes virou símbolo das discussões.

O acordo tem uma limitação progressiva para ocupação de um mesmo título, para maiores e menores complexos. Nos menores, de três salas, chega a superar os 60%, com uma taxa menor em cinemas maiores. Nos megaplex de 18 salas, por exemplo, um mesmo título poderá estar em cartaz em no máximo 27,7% delas. Confira a tabela completa abaixo.

Até agora, o grupo signatário representa cerca de 2.100 salas do total de 2.800 existentes no país. Entre os grupos exibidores de maior porte, com mais de 20 salas, 90% já assinaram. Mas a agência ainda espera conseguir mais assinaturas nos próximos dias. O compromisso passa a valer no primeiro dia de 2015 e se encerra, a princípio, no último. Portanto, os exibidores e a Ancine vão testar o alcance da medida e seus reflexos no mercado durante o ano antes de renovar o compromisso.

“Prevaleceu o bom senso e o compromisso de reavaliarmos o resultado no fim de 2015”, disse ao Filme B o presidente do Grupo Severiano Ribeiro, Luiz Severiano Ribeiro, principal exibidor brasileiro do mercado.

O documento cria uma comissão de acompanhamento formada por representantes dos signatários para verificar o cumprimento das normas. Em caso de descumprimento, a agência estuda a possibilidade de estabelecer uma cota de tela adicional para filmes brasileiros.