Ancine lança edital Brasil-Argentina

Ancine lança edital Brasil-Argentina

Redação
26 mar 15

Imagem destaque

Divulgação

Foi lançada ontem, dia 26, a edição 2015 do Edital de Coprodução Brasil-Argentina, promovido pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) em parceria com o INCAA – Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales, do país vizinho. O concurso binacional vai investir o equivalente a US$ 1 milhão em quatro projetos de longa-metragem cujas filmagens não tenham sido iniciadas até a data de abertura do edital. As inscrições deverão ser feitas até 11 de maio. Serão aceitos projetos de ficção, documentário e animação.

Os interessados devem encaminhar os projetos em envelope lacrado, por portador ou serviço de encomenda expressa, para o endereço do Escritório Central da Ancine no Rio de Janeiro. O regulamento do concurso, o formulário e a documentação necessária para a inscrição podem ser consultados no site www.ancine.gov.br.

A iniciativa bancada pelo fundo para coproduções minoritárias do Brasil com outros países da América Latina faz parte de um pacote de colaborações internacionais do Programa Brasil de Todas as Telas, lançado no último dia 19. Ao todo serão quatro editais de investimento no desenvolvimento e na produção de longas-metragens. As inscrições para o concurso bilateral com a Itália (160 mil euros) já estão abertas, e nas próximas duas semanas, a Ancine publicará o regulamento dos concursos em parceria com Portugal e Uruguai.

Desde 2011, 15 projetos já foram contemplados no Brasil e na Argentina. Entre eles, El Ardor, de Pablo Fendrik, e A oeste do fim do mundo, de Paulo Nascimento.