Semana tem Cinquenta tons e Lego Batman

Semana tem Cinquenta tons e Lego Batman

Thiago Stivaletti
09 fev 17

Imagem destaque

Divulgação

Dornan e Dakota Johnson em cena da sequência

O erotismo de Christian Grey e Anastasia Steele volta nesta quinta aos cinemas com Cinquenta tons mais escuros, que a Universal lança em 1.395 salas pelo país. É um circuito quase 30% maior que do original (1.087 salas), que fez a quarta maior abertura de 2015, com R$ 24,1 milhões de renda e 1,6 milhão de espectadores no primeiro fim de semana. O segundo filme ganha um reforço no elenco: Kim Basinger (9½ semanas de amor) vive a misteriosa Elena Lincoln, sócia nos negócios e ex-amante de Grey.

Spin-off de Uma aventura Lego (2014), a animação Lego Batman (Warner) traz o Homem-Morcego numa versão bastante egocêntrica e curtindo o seu posto de celebridade. Quando o comissário Gordon se aposenta e dá lugar a sua filha, o herói precisa novamente enfrentar o Coringa. O longa estreia em 777 salas, das quais 497 (64%) em 3D, e com 94% do total em versão dublada. Lançado em 575 salas, o filme de 2014 teve uma abertura de 319 mil espectadores, ainda no fim de semana de três dias.

Dois amigos se reencontram em sua cidade natal, a mineira Cataguases, no drama brasileiro Redemoinho (Vitrine). Estreia no cinema de José Luiz Villamarim (das aclamadas séries Justiça e O canto da sereia), traz no elenco Irandhir Santos, Julio Andrade – prêmio de melhor ator no Festival do Rio –, Cássia Kis e Dira Paes. O filme estreia em 30 salas de 12 capitais.

Uma casa portuguesa

Outro filme brasileiro, A cidade onde envelheço (Vitrine) abre em 30 salas de 21 cidades, na estreia do projeto Sessão Vitrine Petrobras – em geral ocupando um horário por sala, com ingresso promocional até R$ 12. Vencedor do último Festival de Brasília, mostra os dilemas de duas amigas portuguesas que moram juntas em Belo Horizonte. Enquanto uma acaba de chegar à capital mineira e está deslumbrada com as novidades, a outra pensa em voltar a Lisboa.

Aclamado no Festival de Cannes e indicado ao Oscar de filme estrangeiro, a comédia alemã Toni Erdmann (Sony) mostra a conturbada relação entre uma executiva workaholic que mora em Budapeste e seu pai maluco, que adora aprontar pegadinhas por onde passa. Estreia em 12 salas entre São Paulo, Rio/Niterói, Brasília, Recife e Porto Alegre.

A história de amor entre dois irmãos filhos de um nobre é o mote do francês Marguerite & Julien: Um amor proibido, que a Mares lança em sete salas. O roteiro de Jean Gruault foi um dos projetos que François Truffaut deixou sem filmar ao morrer em 1984.

Aliados (Paramount), thriller de espionagem com Brad Pitt e Marion Cottilard, tem pré-estreia em 36 salas – o filme estreia no próximo dia 16. O filme de ação Vale da luta (Elite) não teve seu circuito divulgado.