A Grande Muralha e Monster Trucks dominam 3D

A Grande Muralha e Monster Trucks dominam 3D

Thiago Stivaletti
23 fev 17

Imagem destaque

Divulgação

Matt Damon em A grande muralha

Um épico, duas animações, um policial, um filme para a geração youtuber e um forte concorrente ao Oscar são os grandes lançamentos para o feriado de Carnaval, disputando um público que foge da festa e se refugia no cinema. A data também marca o fim das férias escolares para muitas crianças e adolescentes.

Se a animação Lego Batman vinha dominando o circuito 3D nas últimas semanas, duas estreias vêm ocupar esse espaço. A maior delas é A Grande Muralha (Universal), primeira grande produção hollywoodiana inteiramente filmada na China. Matt Damon vive um soldado britânico combatendo no país no século 15, época da construção da Muralha da China. O longa entra em 828 salas, das quais 561 em 3D (68% do total), além de todo o circuito IMAX (12 salas) e seis em 4D. A direção é de Zhang Yimou (Herói, O clã das adagas voadoras).

Em 517 salas – 296 delas (57%) em 3D –, a Paramount lança Monster Trucks, mistura de live-action e animação sobre um rapaz que cria uma caminhonete gigante feita com peças sucateadas e se surpreende quando uma estranha criatura se esconde no caminhão.

Tamo junto

Depois de É fada, de Kéfera Buchmann, e Eu fico loko, com Christian Figueiredo, um grupo de youtubers se une pela primeira vez num único filme com histórias curtas em Internet – O filme, que a DTF/Paris lança em 406 salas de 160 cidades. Entre as estrelas do filme estão Felipe Castanhari, Taynara OG e Victor Meyniel – com participações especiais de Palmirinha e Mr. Catra, entre outros. Trata-se de um lançamento menor do que Eu fico loko, que estreou em janeiro pela distribuidora em 643 salas.

+Saiba mais sobre o lançamento de Internet – O filme

Na animação brasileira Bugigangue no espaço (Imagem), uma turma de meninos e meninas recebe a visita inesperada de sete Invas, ETs atrapalhados e ingênuos que chegam à Terra fugindo de um grande vilão. O filme estreia em 290 salas pelo país, das quais 81 em 3D.

Ben Affleck dirige e estrela o policial A lei da noite (Warner), estreia em 89 salas. Ele vive Joe Coughlin, filho de um capitão de polícia que se envolve com o crime organizado na Boston dos anos 20. A história é adaptada de um livro do consagrado Dennis Lehane (Ilha do medo, Sobre meninos e lobos).

Fim de semana do Oscar

Indicado a oito Oscars – a premiação acontece neste domingo –, o drama Moonlight – Sob a luz do luar (Diamond) é o penúltimo filme entre os indicados na categoria principal a ser lançado no Brasil – agora, falta apenas Um limite entre nós (Paramount), no dia 2 de março. Indicado a melhor filme, diretor, ator coadjuvante e atriz coadjuvante, entre outros, é um estudo poético da vida de Chiron, jovem negro morador de uma comunidade pobre em Miami que precisa lidar com sua sexualidade e a tentação do universo do crime e das drogas. O filme abre em 52 salas de 19 cidades.

 No circuito alternativo, entra o drama policial A garota desconhecida (California), novo longa dos irmãos Dardennes (de Dois dias, uma noite), duas vezes vencedores da Palma de Ouro em Cannes – em seis salas do Rio, Niterói, São Paulo e Belo Horizonte. E o drama finlandês A jovem rainha (Mares), de Mika Kaurismaki, sobre a relação entre a rainha Cristina da Suécia e sua dama de companhia, em 11 salas de sete capitais.

Turbinado pelo favoritismo ao Oscar com suas 14 indicações, o musical La la land – Cantando estações (Paris) entra em sua sexta semana quase retomando o seu circuito de estreia. O longa abriu em 19 de janeiro em 323 salas, chegou em sua quinta semana com 166 e agora, entrando em sua sexta semana, irá ocupar 300 salas do circuito.

O drama Um limite entre nós (Paramount), que rendeu indicações a Denzel Washington e Viola Davis, ganha pré-estreia em 24 salas antes de estrear no próximo dia 2.