Saint Laurent tem 10 indicações ao César

Saint Laurent tem 10 indicações ao César

Redação
28 jan 15

Imagem destaque

Divulgação

Falecido em 2008 aos 71 anos, o estilista Yves Saint Laurent renasceu em 2014 nas telas, com duas cinebiografias; agora, por consequência, seu nome aparece em várias categorias do César, o Oscar francês, cujas indicações foram anunciadas nesta quarta-feira, 28 de janeiro. O mais celebrado dos dois filmes, Saint Laurent, de Bertrand Bonello, exibido em competição no Festival de Cannes do ano passado e lançado no Brasil em 13 de novembro pela Imovision, é o favorito deste ano, concorrendo em 10 categorias, entre elas melhor filme, diretor, ator (Gaspard Ulliel) e ator coadjuvante (Jérémie Renier). O outro, Yves Saint Laurent, de Jalil Lespert, exibido no Festival de Berlim e lançado no Brasil em 10 de abril, pela Paris, também teve boa representatividade, com sete indicações; contudo, está fora da disputa nas categorias melhor filme e melhor diretor. Suas indicações mais significativas são nas categorias melhor ator (Pierre Niney), atriz coadjuvante (Charlotte Le Bon) e ator coadjuvante (Guillaume Gallienne).

Em um ano em que Marion Cotillard, primeira francesa a ganhar o Oscar de melhor atriz atuando na sua língua natal (por Piaf - Um hino ao amor, de 2007), volta a ser indicada ao prêmio da Academia de Hollywood, por Dois dias, uma noite - ela também está na lista do César -, a Academia Francesa fez o caminho inverso e indicou a americana Kristen Stewart, a Bella de A saga Crepúsculo, ao César de atriz coadjuvante. Ela concorre por Acima das nuvens (Califórnia), produção francesa falada em inglês, atualmente em cartaz no circuito de arte do Brasil. O longa também rendeu indicações a seu diretor e roteirista, Olivier Assayas, e à protagonista Juliette Binoche, além de concorrer a melhor filme. 

Outros filmes com bom número de indicações são Les combattants, de Thomas Cailley, exibido em Cannes na Quinzena dos Realizadores, com nove, e Timbuktu, de Abderrahmane Sissako, com oito. Este último é o representante da Mauritânia, terra natal de seu diretor, na disputa do Oscar de filme estrangeiro. O representante oficial da França era Saint Laurent, mas não conseguiu a indicação.