Japão fecha em alta graças a sucessos locais

Japão fecha em alta graças a sucessos locais

Redação
25 jan 17

Imagem destaque

Divulgação

Your name: sucesso dentro e fora do país

O mercado japonês de cinema cresceu 8% em 2016, com um total de US$ 2,08 bilhões de bilheteria. O Japão é conhecido pelos fortes títulos locais e no ano passado não foi diferente. O campeão do ranking foi a animação Kimi no na wa (Your name, no título internacional), com US$ 190 milhões.

Terceiro mercado mundial de cinema, atrás da América do Norte e China, o Japão obteve em 2016 sua maior renda desde 2010, ano de Avatar. Foram 180 milhões de espectadores, número que não se repetia desde 1974. Os dados são da Associação de Produtores de Cinema.

Elogiado pela crítica, com 97% de avaliações positivas no Rotten Tomatoes, Your name conta a história de dois jovens separados pela distância – ela, no interior, ele, em Tóquio – que se aproximam em sonhos. O filme também foi sucesso fora do mercado japonês, com renda internacional de cerca de US$ 300 milhões.

No top do ano, aparece em segundo lugar Star Wars: Episódio VII – O despertar da força, com US$ 102,5 milhões. Em seguida, vem outro filme japonês, Shin Godzilla, mais um reboot com o clássico lagartão da produtora e distribuidora Toho. A 31ª produção da franquia acumulou US$ 72 milhões nas bilheterias locais.

O vigor do mercado cinematográfico japonês nesse período pode ser creditado principalmente às produções locais, que ficaram com impressionantes 63,1% da renda do ano – taxa que só perde para os 64% de 1969. Em 2015, essa fatia foi de 55%. Para se ter uma ideia, no Brasil os títulos nacionais ficaram com 13,9% da arredação total em 2016.

Foram lançados 610 filmes japoneses em 2016, contra 581 no ano anterior. Com 3.472 salas, o circuito cresceu apenas 35 telas em um ano.