Fundo chinês fecha parceria com Wild Bunch

Fundo chinês fecha parceria com Wild Bunch

Redação
03 nov 15

Imagem destaque

Divulgação

Cena de Le dernier loup (2015)

O fundo chinês de private equity China Film and TV Capital (CFATC) acaba de fechar uma parceria com a Wild Bunch, gigante da distribuição na Europa, para criar o China Europe Film Fund (CEFF), um novo fundo, que será dedicado ao desenvolvimento e ao financiamento de coproduções entre a China e os países europeus. Em termos práticos, o acordo também significa a união entre um fundo de US$ 322 milhões, controlado pelo China Film and TV Capital, e a empresa responsável por sucessos de público e crítica como Vicky Cristina Barcelona (2008), O discurso do rei (2010) e O artista (2011). O anúncio foi feito durante a visita oficial do presidente chinês Xi Jinping à França, nesta terça.

Como primeira iniciativa, o fundo irá financiar projetos de coprodução, de forma a aumentar gradualmente os seus recursos financeiros e assim também captar outros investidores. As coproduções têm atraído cada vez mais a atenção de produtores europeus, porque esta é uma maneira de se furar o bloqueio massivo do mercado de cinema chinês – majoritariamente dominado pela produção local e por blockbusters americanos – e driblar o rigoroso sistema de cota de tela implantado pelo país – Reino Unido, França, Itália e os Países Baixos, por exemplo, já possuem acordos bilaterais com a China.

Recentemente, a Wild Bunch assumiu a venda regional de Le dernier loup (2015), uma das quatro únicas coproduções fraco-chinesas dos últimos dez anos. Dirigido por Jean-Jacques Annaud (Círculo de fogo; Sete anos no Tibete), o filme foi escolhido pela China como seu representante na disputa pelo Oscar de melhor filme de língua estrangeira. No entanto, a Academia o rejeitou alegando que o longa não continha elementos chineses suficientes.

O CFATC possui uma vasta lista de apoiadores, incluindo a China Film Foundation; o Gabinete de Administração e Supervisão de Espólio Cultural do Governo Municipal de Pequim; o Beijing Cultural Investment Development Group; o Sparkle Roll Group, do astro Jackie Chan; e a Companhia de Gestão de Espólio CITIC. Entre as suas áreas de atuação estão as cadeias exibidoras de cinema e produtoras de cinema e TV.