Brasileiros são indicados ao Spirit Awards 2015

Brasileiros são indicados ao Spirit Awards 2015

Redação
26 nov 14

Imagem destaque

Divulgação

Voltado para o mercado de filmes independentes, o Spirit Awards anunciou, nesta terça, dia 25, os indicados para a cerimônia da edição 2015, a ocorrer no dia 21 de fevereiro. Dentre os contemplados, dois brasileiros: o roteirista Maurício Zacharias e o documentarista Juliano Ribeiro Salgado, filho do fotógrafo Sebastião Salgado.

Maurício recebeu a indicação a melhor roteiro por seu trabalho em Love is Strange, longa de Ira Sachs estrelado por Alfred Molina e John Lithgow (foto) que retrata a relação de um casal homossexual de Nova York que decide se casar judicialmente após aprovação de lei que permite tal ato, mas vive o drama da perda de seu apartamento. Em 2012, a dupla de roteirista e cineasta já havia sido indicada nesta categoria com o filme Deixe a luz acesa.

Já Juliano Salgado concorre na categoria melhor documentário por O sal da Terra, trabalho em que divide a direção com o alemão Wim Wenders. O filme aborda 'Genesis', mais recente criação de Sebastião Salgado, exibindo rico material fotográfico das viagens em Juliano acompanhou o pai e algumas entrevistas com Sebastião realizadas por Wenders. O sal da Terra foi exibido nos festivais de Cannes e do Rio deste ano.

Considerada a premiação mais relevante do cinema independente mundial, o Spirit Awards vem se tornando, ano após ano, um fator de influência maior nas indicações e resultados do Oscar. Em 2014, os ganhadores das categorias melhor filme, ator e atriz do Spirit também levaram a estatueta dourada (12 anos de escravidão, Matthew McConaughey e Cate Blanchett, respectivamente). Para a próxima edição, Birdman, de Alejandro González Iñárritu, lidera as indicações, seguido por Boyhood - Da infância à juventude e O abutre. A lista completa dos indicados pode ser conferida no site oficial do prêmio.