Ben Affleck produz filme sobre escândalo da FIFA

Ben Affleck produz filme sobre escândalo da FIFA

Redação
26 jun 15

Imagem destaque

Reprodução

O ator e produtor Ben Affleck

Enquanto no Brasil não se pensou em fazer um longa de ficção inspirado nos recentes escândalos de corrupção da FIFA, Hollywood já começou a se mexer. Vencedor do Oscar de melhor filme com Argo, Ben Affleck vai produzir com Matt Damon para a Warner um filme sobre a corrupção na maior entidade internacional do futebol, de um ponto de vista americano. As informações são da Hollywood Reporter.

O filme contará a história de Chuck Blazer, executivo americano de futebol que foi um dos pivôs das denúncias iniciadas em 2010. A história é baseada no livro-reportagem Houses of deceit (Casas de golpe, em tradução livre), do jornalista Ken Bensinger.

A trajetória de Blazer vale mesmo um filme. De desempregado, ele subiu até tornar-se um dos membros do comitê executivo da FIFA, e depois vice-presidente da Federação de Futebol americana. É considerado um dos grandes responsáveis por fazer crescer a popularidade do futebol tradicional, “não americano”, nos EUA.

Gatos vips

Nos bastidores, porém, Blazer ganhou o apelido de “Senhor Dez por Cento”, pela propina que cobrava nos milionários contratos de patronício e exibição dos jogos na TV. Em 2010, começaram a aparecer denúncias de suborno e evasão de divisas contra o executivo. (Reza a lenda que ele mantinha um luxuoso apartamento na Trump Tower, em Nova York, só para os seus gatos).

A direção ficará a cargo de Gavin O’Connor, que assumiu o problemático western Jane got a gun, com Natalie Portman, marcado por brigas e trocas de elenco e diretor – o filme será finalmente lançado nos EUA no início de setembro. O’Connor também já rodou o drama The Accountant, com Affleck como protagonista, que estreia em janeiro nos EUA. Nenhum dos dois filmes tem previsão de estreia no Brasil.