Coproduções brasileiras são premiadas em Cannes

Coproduções brasileiras são premiadas em Cannes

Thiago Stivaletti, de Cannes
23 mai 15

Imagem destaque

Divulgação

Com participação tímida na programação do Festival de Cannes este ano, o Brasil conquistou seus primeiros prêmios nesta edição graças a duas coproduções internacionais: Paulina, em parceria com Argentina e França, e La tierra y la sombra, colaboração com a Colômbia.

Paulina, de Santiago Mitre, foi agraciado pelo Júri Nespresso, o principal prêmio atribuído na Semana da Crítica, uma das duas mostras paralelas do festival. O longa tem produção brasileira da Videofilmes, dos irmãos Walter e João Moreira Salles. "Esse prêmio tem uma importância simbólica num ano em que o nosso cinema foi menos presente em Cannes do que poderia, e prova que a cooperação na produção entre Brasil e Argentina criada pela Ancine é um acerto", afirmou Walter.

O drama conta a história de Paulina, uma mulher de 28 anos que decide largar a carreira de advogada para trabalhar como professora numa região pobre da Argentina. Pouco depois da sua chegada, ela é agredida e estuprada por um grupo de jovens, incluindo seus próprios alunos.  Diretor do filme, Mitre foi roteirista de Pablo Trapero (Leonera, Abutres).

Já a coprodução Brasil-Colômbia La tierra y la sombra, de César Augusto Acevedo, levou dois prêmios: o France 4 Visionary Award e o prêmio SACD, a Sociedade dos Autores da Franca. O filme tem como protagonista um fazendeiro que volta à antiga plantação de cana de açúcar para cuidar do filho doente, 17 anos depois de ter ido embora.