Netflix faz sua primeira compra em Cannes

Netflix faz sua primeira compra em Cannes

Redação
21 mai 15

Imagem destaque

Divulgação

Kevin James em cena de Segurança de shopping.

O Festival de Cannes deste ano conta com um ingrediente de tensão a mais, com distribuidoras tradicionais temendo a presença mais forte das empresas de video on demand na negociação de direitos de longas. Se em certo sentido a ameaça ainda não se cumpriu, uma notícia sinalizou uma mudança de rumos. Segundo a Variety, a Netflix garantiu, durante o encontro francês, o lançamento mundial da nova comédia de Kevin James (Segurança de shopping), The true memoirs of an international assassin, que teria sua primeira janela de exibição no serviço, em vez de percorrer o caminho estabelecido do cinema até a casa do espectador.

Segundo a publicação, a compra já está em fase final e é um forte indicativo de que a empresa continuará a construir uma reputação no ramo de distribuições de filmes originais. Pelo acordo, o filme será apresentado em streaming em 2016, antes de qualquer outra plataforma. Até agora, a Netflix já fechou acordos para estreias no mesmo modelo de quatro filmes protagonizados por Adam Sandler, além do longa Beasts of no nation, com direção e roteiro de Cary Fukunaga (True detective), e de Jadotville, estrelado por Jamie Dornan. As cifras dos contratos por filme chegam a US$ 17 milhões.

Na nova comédia, James interpreta um contador que se vê forçado a fugir para Belize, após o seu romance ter sido publicado como uma história verídica. A direção será de Jeff Wadlow (Kick ass 2), com base no roteiro de Jeff Morris. As filmagens estão programadas para começar em setembro. O orçamento da produção será equivalente aos outros filmes de Kevin James feitos por grandes estúdios, como a Sony Pictures.

A Netflix parece ter escolhido Cannes para demarcar seu novo posicionamento na indústria. Na última sexta-feira, o chefe de conteúdo da companhia, Ted Sarandos, subiu ao palco do festival para falar sobre a nova fase de produção e distribuição da empresa. O serviço de VOD vem provocando polêmica no mercado audiovisual desde que anunciou seus planos de lançar a continuação de O tigre e o dragão, em parceria com a Weinstein, simultaneamente em salas IMAX e em streaming, o que provocou boicotes de vários exibidores dos Estados Unidos. Agora, o medo é que seus esforços e de outros concorrentes como a Amazon Prime abalem a posição das salas de exibição como principal vitrine de novidades do cinema.