Hungria inscreve Son of Saul para Oscar 2016

Hungria inscreve Son of Saul para Oscar 2016

Redação
11 jun 15

Imagem destaque

E foi dada a largada para o Oscar 2016! Primeiro país a divulgar seu candidato a uma vaga na categoria de melhor filme estrangeiro, a Hungria inscreveu Saul fia (Son of Saul), do diretor estreante Lázló Nemes. O drama foi bem recebido em Cannes este ano e saiu do festival com o Grande Prêmio do Júri, além do concedido pelo júri da FIPRESCI (Federação Internacional dos Críticos de Cinema). A Sony Classics adquiriu os direitos de distribuição do filme para a América do Norte e a venda internacional está a cargo da FilmsDistribuition, baseada em Paris. No Brasil, ainda não há previsão de lançamento.

Son of Saul se passa na Alemanha do Holocausto e acompanha a rotina de um prisioneiro forçado a cremar os corpos de seus conterrâneos mortos no campo de concentração de Auschwitz. O anúncio da escolha foi feito hoje, dia 11 de junho, pela Hungarian Film Fund. O comitê da fundação se reuniu na quarta-feira e a decisão foi unânime.

A última vez que o país concorreu ao Oscar foi em 1988, com Hanussen, de István Szabó, vencedor do prêmio em 1981, por Mephisto, adaptação cinematográfica do romance homônimo de Klaus Mann. Nas próximas semanas, outros países devem divulgar seus candidatos oficiais a uma vaga na próxima premiação.