Clint Eastwood é a surpresa do Directors Guild

Clint Eastwood é a surpresa do Directors Guild

Jaime Biaggio
13 jan 15

Imagem destaque

Divulgação

O Directors Guild of America anunciou nesta terça-feira, 13 de janeiro, os indicados a seu prêmio para os melhores de 2014 em cinema e TV e, entre os concorrentes da tela grande, a surpresa é o veterano Clint Eastwood, de quase 85 anos. Eastwood está entre os indicados a melhor diretor em cinema por Sniper americano (Warner), filme cuja presença na temporada pré-Oscar tem sido discreta, francamente coadjuvante. Com estreia prevista no Brasil para 19 de fevereiro, o filme, em que Bradley Cooper vive um lendário atirador de elite, só ganhou um prêmio de relativo peso até agora (Eastwood foi eleito melhor diretor do ano pelo National Board of Review, a mais antiga organização de críticos dos EUA). A Academia Britânica indicou o filme ao Bafta somente nas categorias de melhor roteiro adaptado e melhor som. O Producers Guild of America e o Writers Guild of America também o indicaram a seus prêmios. Contudo, o Screen Actors Guild e a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, que promove o Globo de Ouro, o esnobaram por completo.

Outra relativa surpresa é a presença na disputa do norueguês Morten Tyldum, por O jogo da imitação (Diamond). O filme, que estreia aqui em 5 de fevereiro, marca sua estreia no cinema de língua inglesa. Tyldum é nome obscuro na indústria, mas o filme tem aparecido com bem mais destaque do que Sniper americano nos prêmios da temporada. Os outros três indicados já eram esperados: Alejandro González Iñárritu, por Birdman, ou A inesperada virtude da ignorância (Fox), Richard Linklater, por Boyhood: Da infância à juventude (Universal), e Wes Anderson, por O Grande Hotel Budapeste (Fox). O primeiro chega aos cinemas brasileiros no próximo dia 29 de janeiro; o segundo, lançado em 30 de outubro de 2014, continua em cartaz; o terceiro, lançado em 3 de julho, já encerrou carreira nas salas e está disponível em formato caseiro.

Os escolhidos dos cerca de 15 mil membros do Directors Guild of America serão conhecidos em 7 de fevereiro. O próximo anúncio de indicações previsto já é o do Oscar, nesta quinta-feira, 15 de janeiro.