Mostra do Filme Livre chega a Boston, nos EUA

Mostra do Filme Livre chega a Boston, nos EUA

Redação
28 mar 17

Imagem destaque

Divulgação

Exilados do vulcão: homenagem à Paula Gaitán

Evento garantido no calendário do cinema independente, a Mostra do Filme Livre chega à sua 16ª edição com 200 títulos em cartaz e apostando como sempre em formatos, gêneros e durações de todos os tipos. Este ano, a mostra percorrerá apenas as cidades do Rio de Janeiro (de 29 de março a 24 de abril) e Belo Horizonte (17 de maio a 5 de junho) com sua programação integral, ambas prevista para o Centro Cultural Banco do Brasil. Já Niterói (5 a 10 de maio, no Cine Art UFF) e São Paulo (9 a 11 de junho, na Matilha Cultural) receberão mini-versões da maratona. Outra grande novidade fica por conta das exibições agendadas para a cidade norte-americana de Boston durante o mês de outubro. A entrada em todo o circuito permanece gratuita.

Entre os destaques da programação está a homenagem aos realizadores Paula Gaitán e Luiz Paulino dos Santos, que estarão presentes nos CCBBs para participar de uma série de debates. Da cineasta serão exibidos 16 filmes, entre eles Exilados do vulcão (2013), seu longa mais recente e premiado no Festival de Brasília, com a história de uma mulher que decide refazer o percurso de vida de seu grande amor por meio das anotações de um diário deixado por ele. Gaitán ainda dará o curso “Quadrado negro”, baseado na obra do pintos abstrato soviético Kasimir Malevitch.

Da obra de Paulino dos Santos, um dos criadores do moderno cinema baiano ao lado de Glauber Rocha, foram selecionados dois filmes: Índios Zoró – antes, agora e depois? (2015), no qual ele retorna à aldeia visitada em seu documentário Ikatena – Vamos caçar, de 1982, e reencontra, 30 anos depois, os índios zoró, agora evangelizados; e Um dia na rampa (1960), discussão do espaço social de Salvador a partir das relações sociais existentes nele.

Confira a programação completa no site da MFL.