'Morbius' chega a mais de 1,8 mil salas

'Morbius' chega a mais de 1,8 mil salas

Fabiano Ristow
30 mar 22

Depois de diversos adiamentos causados pela pandemia, Morbius (Sony) finalmente chega ao Brasil nesta quinta-feira, 31, com potencial de movimentar bastante o mercado. É o lançamento mais amplo da semana, em pelo menos 650 cinemas e 1,8 mil salas.

A trama traz o vencedor do Oscar Jared Leto no papel de Dr. Morbius, um anti-herói da Marvel que se transforma num ser vampiresco após aplicar em si próprio um tratamento para se curar de uma rara doença no sangue. O personagem habita o mesmo universo de Homem-Aranha, cujo último filme, Sem volta para casa, tornou-se a segunda maior bilheteria da história do Brasil.

Divulgação
'Morbius'

O nacional Alemão 2 (Manequim) é o segundo lançamento mais amplo da semana, em 262 salas espalhadas por 239 cinemas. Sequência do sucesso de 2014, que vendeu quase 1 milhão de ingressos, o filme de José Eduardo Belmonte acompanha um grupo de policiais com a missão de capturar um traficante que dominou o morro depois da falência das UPPs. Segundo Belmonte, Alemão 2 é um retrato do Brasil atual, "que vive em uma cultura de autoritarismo e violência."

O longa de ação é o primeiro lançamento da Manequim Filmes, braço da Vitrine dedicado a obras mais comerciais.

Divulgação
'Alemão 2'

A criançada também ganha uma atração a partir de amanhã: a animação Epa! Cadê Noé? 2 estreia em 215 complexos. O longa original, de 2016, levou 135 mil brasileiros aos cinemas. A sequência é uma coprodução entre Irlanda e Luxemburgo, e acompanha um grupo de animais a bordo da Arca de Noé.

Outros quatro nacionais

Além de Alemão 2, o circuito recebe ainda outras quatro produções com DNA brasileiro. O drama Pajeú leva a 13 salas o mistério em torno do Riacho Pajeú, onde viveria uma criatura.

Dirigido por Belisario Franca, O presidente improvável (Bretz Filmes) estreia em 12 cinemas e salas. O documentário faz uma avaliação da presidência de Fernando Henrique Cardoso por meio de entrevistas entre o político e personalidades como Gilberto Gil, Bill Clinton, Pedro Malan, Raul Jungmann e Celso Lafer.

O também documentário 1999 - A conquista da América (Elo Company), que será exibido no Espaço Itaú Pompeia, conta a história da primeira conquista da Libertadores da América pelo Palmeiras.

Já a comédia Mateína - A Erva Perdida (Lança Filmes) — uma coprodução Brasil-Uruguai-Argentina — retrata um futuro em que a erva-mate foi proibida no Uruguai. O circuito ainda não foi divulgado.

Filme japonês premiado em Veneza

O japonês A mulher de um espião (Zeta Filmes) leva a 15 cinemas a história de um comerciante que, após deixar sua esposa para viajar para a Manchúria, testemunha um ato de barbárie. O drama histórico é dirigido por Kiyoshi Kurosawa, que venceu o Leão de Prata no Festival de Veneza.

Divulgação
'A mulher de um espião'

Por fim, o grande vencedor do Oscar, No ritmo do coração (Diamond/Galeria), volta a 80 cinemas e salas. O filme (CODA, no original) havia passado pelos complexos brasileiros no ano passado e, depois, foi disponibilizado na plataforma Apple TV+. Com a visibilidade conquistada na premiação, poderá ser apreciado novamente na tela grande.