‘Megatubarão 2’, ‘Besouro Azul’ e ‘Tartarugas Ninja’: veja o que mais chega aos cinemas em agosto

‘Megatubarão 2’, ‘Besouro Azul’ e ‘Tartarugas Ninja’: veja o que mais chega aos cinemas em agosto

Beatriz Filippo
28 jul 23

Imagem destaque

Após dois meses com lançamentos semanais de blockbusters, o mercado cinematográfico está plenamente aquecido. A questão agora é se esse movimento nas salas continuará com os lançamentos de agosto. Por um lado, as estreias do mês podem se beneficiar da exposição do público aos trailers vistos nos cinemas durante esse período. Mas a menor concentração de grandes lançamentos também pode acompanhar uma desaceleração no movimento dentro do circuito.

Nas salas, os espectadores poderão conferir desde longas de terror e superproduções protagonizadas por super-heróis até suspense nacional. Veja abaixo os destaques do mês de agosto, e, no fim do texto, a lista completa com os lançamentos programados para o período de agosto a dezembro de 2023.  Os filmes que tiveram data de estreia alterada recentemente estão destacados em amarelo.

Para demais estreias, consulte o Calendário de estreias Filme B.

03/08 - Megatubarão 2 (Warner)

Em 2018, mais de 1,8 milhão de pessoas foram aos cinemas brasileiros conferir o embate entre uma equipe de um submarino e uma espécie pré-histórica de tubarão que cruzou seu caminho. Agora, Megatubarão 2 traz a ação do primeiro filme e injeta mais comédia na trama, uma combinação que gerou cerca de 6,6 milhões de visualizações em seu primeiro trailer divulgado. 

 

 

03/08 - The first slam dunk (Cinecolor)

O anime The first slam dunk já arrecadou mais de US$ 250 milhões pelo mundo, tornando-se o quinto maior longa do gênero globalmente. No primeiro fim de semana de agosto, a produção alcança os cinemas brasileiros e deve atingir um público nichado, o de fãs de cultura pop japonesa.

 

 

10/08 - Asteroid city (Universal)

Apesar de não se tratar de um blockbuster, Asteroid City pode atrair um público expressivo para um título autoral. Seu diretor, Wes Anderson, vem ganhando popularidade, algo que pode refletir nas bilheterias. Nos EUA, o filme deu ao cineasta o maior fim de semana de sua carreira, arrecadando US$ 9 milhões, no fim de junho.

 

17/08 - Besouro Azul (Warner)

Besouro Azul certamente é um dos carros-chefes do mês de agosto. O filme é antecedido por títulos Warner/DC que performaram abaixo do que o mercado esperava, como The Flash e Shazam! 2. Mas a nova aventura do DCEU (Universo Estendido DC) conta com um trunfo para o mercado brasileiro: a participação de Bruna Marquezine no filme. A atriz brasileira tem personagem de destaque e conta com uma base de fãs que pode mexer nos resultados de bilheteria.

Para se ter ideia da expectativa em torno do longa, em duas semanas seu trailer foi visto mais de 10 milhões de vezes no canal oficial da Warner no Youtube.

 

17/08 - Fale comigo (Diamond)

Fale comigo chega aos cinemas junto de Besouro Azul, mas, considerando que os títulos de terror têm um público próprio, o longa pode sentir um menor impacto de competição. Além disso, é importante lembrar que o filme vem gerando burburinho desde sua exibição no Festival de Sundance e, entre os lançamentos de terror de 2023, é um dos mais bem avaliados no Rotten Tomatoes, com 95% de aprovação da crítica especializada.

 

17/08 - Tempos de barbárie - Ato I: Terapia da vingança (Dt/Paris)

O suspense nacional Tempos de barbárie tem em seu elenco um dos principais atrativos para levar os brasileiros de volta às salas. Protagonizado por Cláudia Abreu, o filme conta ainda com Júlia Lemmertz e Alexandre Borges, nomes populares principalmente na teledramaturgia local. Vale lembrar que o mercado cinematográfico vem sofrendo com a falta de adesão do público aos títulos brasileiros, tornando-se um dos principais desafios da indústria neste ano.

 

24/08 - Gran turismo - De jogador a corredor (Sony)

A grande aposta da Sony para agosto é Gran Turismo, um longa inspirado na história real de um jovem jogador do videogame de mesmo nome, que usou as habilidades adquiridas no jogo para se tornar um piloto profissional. Por se tratar de uma trama atrelada a um game, é possível esperar que o público que joga também movimente as salas de cinema. Trata-se de um lançamento de nicho, mas que pode atrair demais espectadores principalmente por ter um elenco encabeçado por atores como David Harbour e Orlando Bloom.

Em apenas uma semana, o trailer do longa já foi visto mais de 3,4 milhões de vezes no canal oficial da distribuidora.

 

24/08 - Drácula - A última viagem do Deméter (Universal)

A lenda clássica de Drácula retorna às telonas no dia 2, com Drácula - A última viagem de Deméter. O filme é baseado em um único capítulo da obra de Bram Stoker, e é um dos poucos lançamentos de terror de agosto, o que pode beneficiar seus resultados nas bilheterias. Mas, vale lembrar, sua estreia logo na sequência do lançamento de Fale comigo coloca os dois longas em competição direta.

 

24/08 - Retratos fantasmas (Vitrine)

Após ser exibido no último Festival de Cannes, o novo documentário de Kleber Mendonça Filho, Retratos fantasmas, aterrissa nos cinemas brasileiros no próximo dia 24. O longa, que tem 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, vem recebendo críticas internacionais elogiosas, e deve atrair os admiradores do diretor e o público cinéfilo, habituado a títulos autorais.

 

31/08 - As Tartarugas Ninja - Caos mutante (Paramount)

A nova adaptação de Tartarugas Ninja para as telonas é quem fecha agosto. Além de se tratar de uma propriedade intelectual popular, Caos mutante também apela para o sentimento de nostalgia dos espectadores, principalmente os jovens e adultos — um combo que tem chamado o público para as salas em 2023, como fez Super Mario e Barbie.

A expectativa em torno da animação pode ser mais modesta, se comparada a esses títulos, mas não deixa de chamar atenção. No Rotten Tomatoes, a avaliação da crítica especializada é de 97% de aprovação, e o trailer nacional já soma 1,1 milhão de visualizações com apenas um mês de divulgação. Além disso, vale considerar o histórico das Tartarugas no Brasil: os live-actions lançados entre 2014 e 2016 venderam juntos cerca de 4,7 milhões de ingressos.

 

31/08 - O porteiro (Imagem)

O porteiro enfrenta a mesma dificuldade de Tempos de barbárie: atrair o público para assistir filmes brasileiros nas telonas. À seu favor, o longa tem o fato de se tratar de uma comédia, gênero que, historicamente, movimenta as bilheterias.