'Mamonas' e 'Minha irmã e eu' fazem cinema brasileiro voltar a lugar de destaque no mercado

'Mamonas' e 'Minha irmã e eu' fazem cinema brasileiro voltar a lugar de destaque no mercado

Fabiano Ristow
29 dez 23

Imagem destaque

Divulgação

'Mamonas Assassinas' e 'Minha irmã e eu'

Pela primeira vez em 2023, bem no apagar de luzes do ano, dois filmes brasileiros fortes e de amplo alcance — cada um está em cartaz em mil salas — são as principais novidades nos cinemas.

Mamonas Assassinas (Imagem) e Minha irmã e eu (Dt/Paris) estrearam nesta quinta-feira, 28, com desempenhos semelhantes, e, juntos, foram vistos por quase 140 mil pessoas, segundo dados estimados do Filme B Box Office Brasil.

É uma boa notícia para o cinema nacional, que, depois de atravessar o ano com um baixíssimo market share (perto de 2%), começa a voltar ao seu merecido lugar de destaque no mercado. A Feneec e Abraplex, entidades que representam o setor de exibição, divulgaram um comunicado em que comemoram a presença de filmes brasileiros em mais de 60% das salas no Brasil.

A cinebiografia musical abriu em segundo lugar no ranking, com 72,3 mil ingressos vendidos (R$ 1,3 milhão em renda). Este é o melhor primeiro dia de um longa nacional no pós-pandemia.

Logo atrás, a comédia com Tatá Werneck e Ingrid Guimarães aparece com 67,5 mil bilhetes (R$ 1,2 milhão). Com as sessões de pré-estreia, Minha irmã e eu soma 159,4 mil e já é o sétimo maior público brasileiro do ano — e certamente irá avançar de posição ao longo do fim de semana.

Simbolicamente, estas duas aberturas significam uma "quebra de gelo" de um filme nacional — dois, no caso — em busca de fortes bilheterias. O cinema brasileiro demonstra a sua expertise industrial ao produzir, comercializar e lançar, na mesma data, com mais de 1.000 salas cada um, dois títulos importantes.

A Filme B vai trazer os dados consolidados no Boletim de terça-feira, dia 2.

Aquaman 2 e Wonka têm boa sustentação

Depois de ter a melhor primeira semana de um título da DC em 2023, Aquaman 2 (Warner) entrou em sua segunda semana com ótima sustentação. Vendeu, ontem, 143,6 mil ingressos, o que representa uma queda de apenas 7% em relação à quinta-feira anterior.

O resultado chama atenção principalmente por fugir do padrão de longas de super-heróis que apresentam quedas expressivas após a corrida de fãs pelas primeiras sessões, o que mostra a força do personagem interpretado por Jason Momoa entre os brasileiros. O blockbuster foi visto por 1,3 milhão de pessoas até agora, tendo ultrapassado todo o acumulado de Shazam 2 e precisando de menos de um milhão para passar Besouro Azul e The Flash.

Wonka (Warner), em quarto lugar, também se sustentou bem, numa leve retração de 9%.

Esses são os quatro filmes que atualmente protagonizam o mercado até a próxima quinta-feira, 4 de janeiro, quando os infantis Patos! (Universal) e Wish (Disney) se juntam ao grupo.