Kleber Mendonça vai presidir a Semana da Crítica

Kleber Mendonça vai presidir a Semana da Crítica

Redação
16 mar 17

Imagem destaque

Divulgação

Kleber: presença em Cannes com Aquarius

Depois de rodar o mundo com o premiado Aquarius, o diretor Kleber Mendonça Filho agora terá um novo desafio pela frente: ocupar o cargo de presidente do júri da Semana da Crítica no Festival de Cannes. Em comunicado oficial, a organização da mostra saudou a escolha do brasileiro dizendo que “está muito feliz em receber o principal expoente da nova geração de cineastas brasileiros que tem despontado no cenário internacional”.

Mendonça Filho estreou em Cannes em 2012, com O som ao redor. Seu segundo filme, Aquarius (2016), foi aclamado pela crítica, especialmente na França, onde ganhou o Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro da União Francesa de Críticos de Cinema. O longa estrelado por Sonia Braga também foi exibido na competição oficial de Cannes, onde um protesto político da equipe ganhou o noticiário do mundo inteiro.

No júri da Semana da Crítica, o cineasta pernambucano será acompanhado por Diana Bustamante Escobar (produtora e diretora artística do Festival de Cinema de Cartagena, Colômbia), Eric Kohn (crítico de cinema e editor-adjunto da Indiewire, EUA), Hania Mroué (diretor de Metropolis Art Cinema, Líbano) e Niels Schneider (ator e vencedor do César de melhor ator estreante, França).

A competição da Semana da Crítica já revelou diretores como Rebecca Zlotowski (Dear prudence), Jeff Nichols (Take shelter), Myroslav Slaboshpytskiy (The tribe), David Robert Mitchell, Santiago Mitre (Paulina) Oliver Laxe (Mimosas) e Julia Ducournau (Grave).

O Festival de Cannes acontece de 17 a 28 de maio, na França.