Globo aposta em crítica política na CCXP

Globo aposta em crítica política na CCXP

Thayz Guimarães, de São Paulo
03 dez 16

Imagem destaque

Foto: Daniel Deák/Galpão de imagens

Monica Iozzi e Tony Ramos: elenco de Vade retro

Este ano, a Rede Globo marcou presença na Comic Con Experience com materiais inéditos de seis séries da casa, algumas novas e outras já conhecidas do público. Em um painel com duração de horas – o maior do evento até agora – na sexta, dia 2, não faltaram piadas, achincalhes e frases de efeito e duplo sentido orquestradas por Marcelo Adnet, quase todas ligadas a alguma figura pública ou ao cenário político nacional. Muitos famosos também passaram por lá, como Bruno Mazzeo, Tony Ramos, Monica Iozzi, Marcius Melhem, Ailton Graça e Fernando Caruso.

O humorista e apresentador, famoso por suas imitações, não poupou ninguém, a começar pelo futuro prefeito de São Paulo, João Dória Jr: “Eu queria dizer que este evento é um sucesso, mas só é um sucesso porque é feito pela iniciativa privada, se tivesse dinheiro público, não daria certo”, disse, reproduzindo o jeito característico de Dória falar. O público foi à loucura (mesmo quem não era de São Paulo).

O diabo capitalista e a história que se repete

Com estreia prevista para abril de 2017, Vade Retro, série de Alexandre Machado e Fernanda Young com direção de Mauro Mendonça Filho, acompanha as relações entre uma advogada (Monica Iozzi) e o diabo (Tony Ramos), representado como um grande empreendedor capitalista e quase líder religioso. “Imaginem o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, ano que vem, assistindo a essa série. Vai ser uma loucura”, debochou Adnet. 

Outra série que causou alvoroço no Auditório Cinemark foi Filhos da pátria, de Bruno Mazzeo, que fala da formação do povo brasileiro a partir de uma sátira da Proclamação da Independência, em 1822. Em uma das cenas exibidas, o personagem de Johnny Massaro tenta comandar um levante contra D. Pedro I, sob os gritos de “Fora, Pedro! Fora, Pedro!”, mas é interrompido por um de seus companheiros, que o interpela com a questão “Mas tem como derrubar uma coisa que mal começou?”. Desconcertado, o líder responde, depois de refletir por alguns segundos: “Primeiro a gente derruba tudo isso que está aí e depois a gente vê o que faz”. O auditório veio abaixo com gritos e palmas entusiasmadas.

Segundo Bruno Mazzeo, a semelhança com acontecimentos recentes da história política do Brasil não foram propositais. “Quando comecei a me interessar pelo tema e a ler livros sobre o assunto, percebi que a história se repete em várias questões não só políticas mas também sociais”, explicou.

Mais novidades

Também foram exibidos materiais de outras quatro produções: Carcereiros, inspirado no livro de Dráuzio Varella sobre o sistema prisional brasileiro; Zózimo, um noir dirigido por Maurício Farias, adaptado dos quadrinhos O corno que sabia demais; e as próxima temporadas de Zorra, indicado ao Emmy após sua reformulação, e Tá no ar – A TV na TV, humorístico liderado por Marcelo Adnet. Famoso por suas esquetes muito bem montadas, a nova temporada do programa terá ainda mais referências pop, memes de internet, críticas políticas, sociais e religiosas e sátiras do cotidiano.